A diversidade cultural e a riqueza de matérias-primas fazem do artesanato mineiro um dos mais apreciados do Brasil.
A diversidade cultural e a riqueza de matérias-primas fazem do artesanato mineiro um dos mais apreciados do Brasil. A atividade envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas em todo o país e movimenta aproximadamente R$ 100 bilhões por ano, contribuindo para a economia de seis em cada dez municípios brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comemorado em 19 de março, o Dia do Artesão será celebrado com uma programação especial na sede do Sebrae Minas, que realizará a 8ª Semana do Artesão, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE). O evento contará com a palestra "A força do produto original: da criação ao mercado", ministrada pela renomada designer e articuladora social Paula Dib, às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Durante o evento, serão entregues as Carteiras Nacionais do Artesão (SICAB) para artesãos de Belo Horizonte e Região Metropolitana que já concluíram o processo, reforçando o reconhecimento e a valorização da atividade artesanal no estado. A ação conta com o apoio do Centro de Artesanato Mineiro, da Federação do Artesão Mineiro e da Federação das Associações de Artesanato Mineiro.
"Nosso objetivo é promover o fortalecimento do artesanato como atividade econômica e cultural, valorizando as origens produtoras e conectando as artes ao mercado. O Sebrae busca criar oportunidades de crescimento para esses profissionais, garantindo o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições mineiras", destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Apoio e ações para fortalecer o artesanato
O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a "mineiridade" para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
A iniciativa capacita os artesãos de modo técnico e gerencial, promovendo a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.
Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato.
Além disso, o Sebrae Minas lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.
Serviço
Palestra "A força do produto original: da criação ao mercado"
Data: 19 de março
Horário: 19h
Local: Auditório do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada – BH/MG)
Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/155358
Evento Gratuito
Programação 8ª Semana do Artesão
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]