A jabuticaba de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, conquistou os holofotes durante a WTM Latin America 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo. O fruto, reconhecido com a Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), foi apresentado como símbolo da tradição e da identidade mineira.
Representando o produto, o empreendedor Saulo Filardi, que atua no eixo entre Itabirito e Ouro Preto, levou ao estande de Minas Gerais as singularidades da jabuticaba com IG. Em sua apresentação, destacou o valor cultural da fruta, seu potencial gastronômico e o trabalho dos pequenos produtores da região, além de promover a Rota Turística Jaguara, que percorre o território valorizando a economia local e o turismo de experiência.
Para os visitantes da feira, o sabor da jabuticaba foi apresentado de forma criativa: o mixologista Leo Gomes, conhecido como Cachaceiro, serviu um drink exclusivo feito com cachaça e geleia de jabuticaba da marca Lá do Pé Geleias. A degustação atraiu a atenção do público e reforçou o papel da IG como ferramenta estratégica para o fortalecimento da economia criativa e o turismo gastronômico.
Além da jabuticaba de Cachoeira do Campo, outros produtos mineiros com selo de origem também ganharam visibilidade. A tradicional paçoca de carne de Martinho Campos, considerada patrimônio imaterial, foi apresentada por Simone Teixeira e encantou os visitantes com sua produção artesanal. Já a geleia de pimenta biquinho de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, também foi destaque entre os produtos que carregam a identidade regional.