De cara nova e com muita vontade de promover boas mudanças para Ouro Preto, assim foi a tônica da cerimônia de posse dos novos secretários municipais que irão auxiliar o prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga durante os próximos quatro anos. A apresentação aconteceu no auditório da Prefeitura e foi marcada pela animadora notícia da compra de 40 mil doses da Vacina Coronavac para os ouro-pretanos.
Foram apresentados 20 nomes que, a partir de agora, ficarão responsáveis pelas 16 secretarias e quatro subsecretarias municipais. O prefeito sinalizou a intenção de mudar a estrutura de algumas dessas secretarias, tornando o serviço mais efetivo. "Constituímos um programa bem estruturado, objetivo, que está com três prioridades: a criação de emprego e mais renda para a retomada econômica do Município e o resgate social; a segunda meta é o saneamento básico e água de qualidade a uma tarifa justa para o povo de Ouro Preto; e a nossa terceira meta é habitação, com a criação de uma Superintendência dentro de uma Secretaria de Políticas Urbanas e Habitação".
Regina Braga ressaltou algumas das ações que pretende trabalhar em prol das mulheres, como a criação de uma delegacia regional da mulher, casa abrigo para as mulheres que sofrem violência doméstica, criação de um programa de renda para as mães que são arrimo de família e incentivos para o empreendedorismo feminino. "É uma honra, uma alegria estar representando as nossas mulheres nesse cargo executivo. Nós vamos trabalhar incansavelmente nesse sentido".
"O secretariado é formado por pessoas competentes, que têm serviços relevantes já reconhecidos, e todos com uma disposição muito grande, com muita garra, e é com esse entusiasmo que já tomamos as primeiras medidas e tenho certeza que os resultados virão", finaliza Angelo Oswaldo.
Convênio com o Instituto Butantan
O secretário de Saúde, Tuian Cerqueira, explicou que a reserva das vacinas significa a inserção de Ouro Preto na lista de espera para receber as doses caso o Governo Nacional não seja eficiente na distribuição das vacinas. As 40 mil doses serão suficientes para vacinar 20 mil ouro-pretanos. As prioridades das vacinas serão estabelecidas pelo Município, seguindo a recomendação nacional, mas adaptando-as para a realidade local. "A gente não consegue comprar vacina para todo mundo em um primeiro momento e a gente sabe que o Governo Federal deve trazer vacinas, que talvez demorem mais que a nossa. Então já fizemos uma planilha definindo as populações prioritárias, ou seja, trabalhadores de saúde, idosos de idade extrema, servidores públicos que estão na ponta trabalhando direto com a população... quem tem mais chance de se contaminar será priorizado".
Confira a lista dos secretários:
Casa Civil: Zaqueu Astoni Moreira
Governo: Felipe Vecchia Guerra
Fazenda: Felipe Pinho
Planejamento e Gestão: Crovymara Batalha
Saúde: Tuian Cerqueira / Adjunta Maria da Consolação
Desenvolvimento Social: Edvaldo César Rocha
Esportes e Lazer: Wagner Mello
Cultura e Patrimônio: Margareth Monteiro
Meio Ambiente: Chiquinho de Assis
Educação: Rogério Fernandes / Adjunta: Deborah Etrusco
Obras e Urbanismo: Antônio Simões Neto / Adjunto: Leonardo Edson Barbosa
Agropecuária: Fabrício Guilherme Gonçalves
Defesa Social: Juscelino Gonçalves
Turismo, Indústria e Comércio: Rodrigo Câmara
Procurador Municipal: Diogo Ribeiro
Controlador Geral: Gever Geraldo Chagas / Adjunta: Adele Fayez Armache