Ouro Preto COVID

Avanço da COVID 19 em Ouro Preto determina restrições

Por Redação

08/01/2021 às 09:33:27 - Atualizado há

A partir da próxima segunda-feira, 11 de janeiro, Ouro Preto voltará a ter restrições em razão do avanço da COVID 19. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Angelo Oswaldo durante uma coletiva de imprensa no auditório da Prefeitura.

"Não queremos prejudicar ninguém, mas não podemos expor ninguém a esse risco. Nós esperamos que todos colaborem para que possamos sair rapidamente desse quadro de exceção", explicou o prefeito. No início da semana, Angelo havia pedido à população que seguisse as recomendações da Vigilância Sanitária e da Organização Mundial de Saúde, na tentativa de evitar medida radical.

Os últimos dados do Município, no entanto, mostraram que o vírus se espalhou e os casos aumentaram bastante. No início de novembro, por exemplo, a taxa de incidência semanal era de 36,21 na Região Macro Centro, na qual está inserida Ouro Preto. Isso significa que a cada 100 mil pessoas, 36 estavam infectadas com o vírus da COVID 19. Esse índice passou para 96,61 na primeira semana de dezembro e atingiu 136,20 na virada do ano, maior que o pico da pandemia em agosto, que foi de 123,01.

O Município retornou à Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, o que determina restrições maiores. "Nós vimos a gravidade dessa onda, avassaladora, resultado de comportamentos que não deveriam ter ocorrido. Acompanhamos, no país inteiro, as pessoas achando que o vírus tinha ido embora, e ele estava aí mais forte do que nunca", ressaltou a vice-prefeita Regina Braga.

O secretário de Saúde, Tuian Cerqueira, apresentou a atual realidade da região mostrando, inclusive, uma taxa de ocupação de 90 a 100% dos leitos de UTI reservados para a COVID no Município. Tuian também lembrou as mortes de pessoas jovens, abaixo de 40 anos, que aconteceram em Ouro Preto nos últimos dias e ressaltou que haverá maior fiscalização no comércio e no transporte público municipal, cobrando das empresas o cumprimento das recomendações de saúde, inclusive, se necessário, com disponibilização de mais veículos.

Somente atividades essenciais

O decreto de fechamento será publicado na segunda-feira no Diário Oficial do Município. As restrições estão sendo analisadas em conjunto com as prefeituras de Mariana e Itabirito, para que as cidades vizinhas adotem uma postura semelhante no combate ao novo coronavírus. Somente os comércios essenciais, os quais são determinados pelo Governo de Minas Gerais, estarão autorizados a funcionar, como:

- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;

- Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão);

- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;

- Serviços de ambulantes de alimentação;

- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;

- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;

- Vigilância e segurança privada;

- Serviços de reparo e manutenção;

- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;

- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;

- Construção civil e obras de infraestrutura;

- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores;

- Além de qualquer atividade que possa ser feita a distância, por delivery ou sem a entrada dos consumidores nos estabelecimentos.

A lista completa está disponível no link: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios. Os estabelecimentos devem conferir as recomendações específicas de cada área dentro do Programa Minas Consciente.

Vacina CoronaVac tem 100% de eficácia

Nesta quinta-feira, 08, o Instituto Butantan comemorou os resultados dos testes com a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto brasileiro em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A vacina apresentou eficácia de 100% para casos moderados e graves e 78% para casos leves. Tão logo aprovada pela ANVISA, a população poderá ser imunizada. Ouro Preto atualmente tem uma reserva de 40 mil doses da vacina.

Medidas emergenciais

Além da reserva das vacinas e fechamento do comércio, o Município tomou medidas emergenciais para conter o avanço da doença, como a reconstituição da equipe da saúde, dobrando o número de funcionários da vigilância para que possa haver melhor fiscalização, requalificação do hospital de campanha, realização de um diagnóstico completo da atual situação do Município frente à pandemia, diálogo com a UFOP para realização independente de exames, parceria com a UNIMED para recebimento gratuito de testes swab nasal, elaboração de um plano de vacina (em curso), discussão de um plano regional de ação e melhor aproveitamento das Unidades Básicas de Saúde.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira