O dia 19 de janeiro de 2021 acaba de se tornar uma data histórica para Ouro Preto. Às 18 horas desta terça-feira, a coordenadora de imunização Maria Aparecida Silva aplicou as primeiras doses da vacina contra a COVID 19 no Município.
A primeira a receber a CoronaVac foi a técnica de enfermagem Lílian Silva Alves. São 22 anos dedicados à profissão, sendo 13 deles na Santa Casa de Ouro Preto.
Em seguida, foi a vez do ouro-pretano Leomir Leandro Correia Maia, técnico de enfermagem da UTI/Covid da Santa Casa há cinco anos, trabalhador do SAMU e cuidador de idosos.
Cristiano Alves Félix, enfermeiro há 11 anos e coordenador enfermeiro do Centro de Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa foi o terceiro a ser imunizado.
O Município recebeu, nesta primeira remessa, 1413 doses. O plano de vacinação elaborado pela Secretaria de Saúde seguiu as diretrizes traçadas pelo Governo Federal, priorizando o risco de adoecimento com agravo como critério principal.
Em Ouro Preto, serão vacinados primeiro os profissionais que trabalham no Hospital de Campanha, na UTI e Pronto Atendimento da Santa Casa e no Pronto Atendimento da UNIMED. Depois, os demais profissionais da Saúde e do Lar São Vicente de Paulo.
Na segunda remessa que irá chegar, serão vacinados os idosos acima de 80 anos, em seguida os maiores de 70 anos e depois, maiores de 65 anos, seguindo o plano de imunização.
Os profissionais da Saúde devem aguardar a vacinação no próprio local de trabalho, pois as equipes de imunização irão até o local para aplicar a vacina. A segunda dose deverá ser aplicada entre duas e quatro semanas após a primeira.
Distribuição por Município
As vacinas foram distribuídas aos municípios de acordo com os critérios do Governo Federal: taxa de letalidade, número de profissionais da Saúde e população.
Importante lembrar que os cuidados contra a COVID 19 ainda devem ser mantidos até que toda a população esteja vacinada: evite aglomerações, use máscara e use álcool em gel.
Confira o plano de imunização no site da prefeitura de Ouro Preto.