Município voltou ao programa de retomada econômica no último sábado (17). Durante os trabalhos, 60 estabelecimentos foram vistoriados e autos de infrações emitidos. Fiscalização foi realizada neste fim de semana em Juiz de Fora
Prefeitura/Divulgação
No primeiro fim de semana da faixa vermelha do "Juiz de Fora pela Vida", a fiscalização do município verificou o cumprimento das medidas impostas na etapa do plano. Durante os trabalhos, 60 estabelecimentos foram vistoriados e autos de infrações emitidos. Veja abaixo o balanço completo.
SAIBA O QUE PODE FUNCIONAR: Juiz de Fora retorna para a faixa vermelha do programa municipal de retomada econômica
Na última semana, o G1 mostrou que a cidade saiu da Onda Roxa do "Minas Consciente", que tem caráter impositivo, e voltou para o programa municipal de retomada econômica.
Os principais descumprimentos constatados foram o consumo de bebida alcoólica em restaurantes, além do funcionamento irregular de bares - que estão autorizados a atender apenas por delivery.
Balanço
Além de visitas com o objetivo de orientar os setores, os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) vistoriaram 60 estabelecimentos entre sábado (17) e domingo (18).
Na ocasião, foram emitidos seis autos de infração e duas notificações para locais que não estavam cumprindo a faixa vermelha. Já os agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) abordaram 92 ônibus no sábado.
Conforme a Prefeitura, a reabertura de setores do comércio foi possível diante da queda do número de casos e do número geral de hospitalizações na cidade.
A secretária de governo, Cidinha Louzada, que coordena as ações da Operação "Fiscalização pela Vida", pontuou que é essencial a conscientização das pessoas e as denúncias.
"As aglomerações e irregularidades podem refletir, no futuro, no agravamento da situação da pandemia na cidade. A gente pede que todos os protocolos sejam cumpridos para que não seja necessário retornar à faixa roxa", ressaltou.
Ainda segundo a Administração, as irregularidades verificadas no primeiro fim de semana preocupam a equipe de fiscalização.
Os estabelecimentos que não cumprirem as normas estão sujeitos a autuação e interdição, sendo prevista interdição de sete dias na primeira reiteração; de 15 dias na segunda; e, na terceira vez, o fechamento será até o fim do estado de calamidade pública.
Fiscalização pela Vida
A Operação "Fiscalização pela Vida" é uma atividade de fiscalização conjunta dos fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); dos guardas municipais da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); dos agentes de transporte e trânsito da SMU, do Procon e da Polícia Militar de Minas Gerais.
A ação é coordenada pela secretária de Governo, Cidinha Louzada.
Como denunciar?
Qualquer denúncia pode ser feita pelo WhatsApp (32) 3690-7984; o atendimento é 24 horas por dia.
A Guarda Municipal atende no 153 e o Procon no (32) 98463-2687 e 3690-7610/3690-7611.
A Vigilância Sanitária também recebe informações no (32) 3690-7472, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes: