Geral QUALIFICAÇÃO

Inscrições para o programa Qualifica Mais terminam no próximo domingo (25/4)

São mais de 6 mil vagas ofertadas para três cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação em 11 localidades do país

Por Redação

20/04/2021 às 17:52:27 - Atualizado há

O programa de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho finaliza o período de inscrições no próximo domingo (25/4). O Qualifica Mais dará início às aulas a partir de 24 de maio, e pretende capacitar mais de 6 mil profissionais para ocupar vagas de emprego na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os cursos oferecidos são para Programador Web, Programador de Dispositivos Móveis e Programador de Sistemas.

Iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o projeto foi desenvolvido para suprir a demanda do setor produtivo por mão de obra qualificada no campo de atuação de TIC, principalmente em localidades onde estão sendo ofertadas as vagas.

Para quem ainda não se inscreveu, o link para o acesso à página de inscrição está disponível no portal do programa. O candidato deverá preencher o formulário, escolhendo até duas opções de cursos. Para participar é necessário ter o ensino médio completo e residir em uma das 11 regiões metropolitanas com oferta de vagas: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Para a região Nordeste são 1.733 vagas abertas; na região Sudeste a oferta é de 2.349 vagas; na região Sul, 1.654 vagas; além de 333 para Brasília – sendo que em todos os locais há a opção dos três cursos disponíveis. A carga horária média dos cursos é de 200 horas, podendo variar de acordo com cada uma das sete instituições que realizarão as aulas e a certificação dos estudantes.

A distribuição das vagas foi feita por mapeamento do Ministério da Economia, que identificou junto ao setor produtivo a necessidade de profissionais com qualificação em cada localidade. Durante as aulas, todos os alunos terão acesso a conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, visando auxiliar na entrada e permanência em empregos de TIC.

Os matriculados no curso de Programador de Sistemas estudarão temas como o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas, de acordo com metodologia e técnicas adequadas, visando atender aos objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios. Os estudantes também aprenderão temas como racionalização e automatização de processos e rotinas de trabalho.

O curso de Programador Web trará aos estudantes habilidades para o desenvolvimento de programação, codificação e teste de sistemas, sites e portais voltados ao ambiente da internet. Além disso, serão abordados conteúdos voltados para a manutenção e correção de sistemas a fim de atender às necessidades dos usuários. Os alunos também serão ensinados a montar, depurar e testar programas já desenvolvidos.

Aqueles que optarem pelo curso de Programador de Dispositivos Móveis aprenderão a desenvolver programação, codificação e teste nas plataformas Android/iOS. Terão, ainda, acesso a conteúdos como desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que podem englobar desde sistemas extranet e intranet, até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou do cliente.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias