Geral ESPORTES

Sinal verde para um último sonho olímpico de Varejão: faltam 84 dias para Tóquio

Por Redação

01/05/2021 às 00:45:50 - Atualizado há

Anderson Varejão está pronto para voltar à NBA, lugar onde esteve por 13 anos, sendo 12 apenas em uma franquia, o Cleveland Cavaliers, justamente o time que irá defender até o fim da atual temporada regular. Será um 'revival' para o pivô, de 38 anos, que está sem jogar desde quando deixou o Flamengo em 2019. Muito se especulou sobre sua possível vinda para o Minas Tênis Clube naquele período, mas o jogador acabou optando por um período de reclusão, retornando a NBA agora, após quatro anos de ausência. Seu último time havia sido o Golden State Warriors em 2017. 

O retorno de Varejão, mesmo na reta final da NBA e os Cavaliers sem chance de classificação à pós-temporada, se confunde com o período que o técnico Aleksandr Petrovic vai fazer a convocação dos atletas que defenderão a seleção brasileira de basquete no Pré-Olímpico de Split, na Croácia, entre os dias 29 de junho e 4 de julho. 

Seria então a possibilidade de uma última jornada olímpica para Varejão? A seleção brasileira tem algumas novas caras, como Georginho, do São Paulo, Gui Santos, ala do Minas, que coincidentemente está elegível para o draft da NBA, evento que acontece exatamente no dia do ínicio do Pré-Olímpico, Didi, que recentemente assinou com o New Orleans Pelicans, mas também contará com jogadores experientes e conhecidos do torcedor de outros 'carnavais' como Marcelinho Huertas e Raulzinho. 

A lista inicial terá 24 atletas, sendo que 16 irão para a Europa. No dia 25 de junho, Petrovic fará o corte final e vai escolher 12 nomes que lutarão pela classificação aos Jogos Olímpicos. Uma missão que será extremamente difícil. 

A seleção brasileira caiu no Grupo B, que conta com Croácia e Tunísia. O Brasil estreia no dia 29 de junho, às 15h, diante da Tunísia. Na segunda rodada, no dia 30 de junho, o desafio brasileiro será contra a dona da casa, a Croácia, no mesmo horário. Para seguir sonhando com a vaga em Tóquio, a seleção precisa ficar entre as duas primeiras do seu grupo, se classificando para o mata-mata. O Brasil, então, cruzaria com as seleções da Chave A, que são Alemanha, Rússia e México. A decisão do Pré-Olímpico de Split está marcada para o dia 4 de julho. No jogo será definido o campeão e o time classificado para Tóquio 2020.

Contar com a experiência de Varejão pode ser uma possibilidade para a seleção brasileira, que ainda não conta com um grande nome no garrafão. Para Varejão, além do reencontro com o torcedor de Cleveland, que o idolatra, voltar às quadras, ainda mais atuando no melhor basquete do mundo, será um treinamento e tanto e chance de provar que pode, mais uma vez, ser útil à seleção brasileira. A presença do basquete mascuilino em Tóquio seria uma grande vitória pessoal para o atleta, que já externou este desejo. São duas décadas defendendo a seleção, inclusive nas vacas magras, quando o Brasil esteve ausente dos Jogos Olímpicos de Atlanta e Pequim, quebrando a sequência em Londres. Seira então esta a útima dança de Varejão? 

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias