Na manhã de terça-feira (2), foi realizada uma ação no Viveiro Municipal do Jardim Botânico, localizado no Passa Dez, que atualmente se encontra sob a responsabilidade da Secretaria de Agropecuária do Município. O encontro envolveu o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e o secretário de Agropecuária, Fabrício Guilherme, e teve como objetivo tratar assuntos pertinentes ao resgate das atividades do local, que atualmente se encontra inativo.
A ideia é atender tanto às demandas da Secretaria de Meio Ambiente quanto à Secretaria de Agropecuária com a produção de hortaliças e espécies nativas. A parceria irá proporcionar a utilização do espaço, a redução de custos e um resultado coletivo e aprimorado.
De acordo com Fabrício, a intenção de atender o Município de forma multidisciplinar dará suporte, inclusive, no que diz respeito à preservação de espécies vegetais associadas a atividades minerais da região. "Entre outras possibilidades, existem produtores rurais locais com necessidade de mudas nativas para recuperação de mata ciliar e áreas de APP, que são difíceis de encontrar na região".
Nesse primeiro momento, haverá uma reestruturação física do espaço, que envolve a melhoria da via de acesso ao local, reparos de estufas e limpeza do entorno, com expectativa de proporcionar mudanças significativas até o final desse primeiro semestre.
Para Chiquinho de Assis, o momento, além de proporcionar essa importante parceria com a Secretaria de Agropecuária e reativar as atividades do Viveiro, traz expectativas no que diz respeito à ampliação dessa parceria junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e às mineradores da região que já trabalham com esse projeto de doação de mudas. Ele ressalta ainda a intenção de criar uma campanha para conscientizar a população a respeito do plantio desordenado de árvores.
Além de proporcionar boas expectativas à população, o encontro gerou grande satisfação ao Sr. José Oswaldo, que há mais de 30 anos trabalha no Viveiro com a manutenção e produção de mudas. "Fico muito satisfeito quando as pessoas vêm buscar as suas mudas para plantar as suas hortas".