O CDC recomendará que pessoas totalmente vacinadas possam frequentar a maioria dos locais fechados sem usar máscaras O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos vai anunciar nesta quinta-feira uma flexibilização das recomendações para o uso de máscaras em locais fechados.
Uma fonte com conhecimento da decisão disse à Associated Press que o CDC recomendará que pessoas totalmente vacinadas possam frequentar a maioria dos locais fechados sem usar máscaras.
Apesar da flexibilização, a recomendação para o uso da proteção será mantida para locais fechados com muitas pessoas, como o sistema de transporte público, aviões, hospitais, prisões e abrigos. Mas as regras poderão ser aliviadas nas empresas e nas escolas.
Pessoas totalmente vacinadas também não precisarão mais usar máscaras ao ar livre mesmo em meio a grandes multidões, segundo as novas orientações que serão anunciadas pelo CDC. Há duas semanas, o governo já havia publicado uma recomendação similar para reuniões em espaços abertos com um pequeno número de pessoas.
O anúncio será feito em um momento em que o governo de Joe Biden é pressionado a aliviar as restrições para pessoas totalmente vacinadas, aquelas que receberam a última dose do imunizante há pelo menos duas semanas.
A medida também tem como objetivo destacar os benefícios de se proteger contra a doença e incentivar que aqueles que ainda hesitam em se vacinar busquem um dos centros de imunização contra a covid-19.
De acordo com o CDC, 154 milhões de americanos, o equivalente a mais de 46% da população, já receberam pelo menos uma dose das vacinas contra a covid-19.
Pixabay