“Apesar de certa rejeição no mercado de capitais, estamos seguros de que vamos entregar os resultados”, afirmou Renato Jatahy Muito mais será capturado da combinação da Soma com a Cia. Hering do que R$ 200 milhões em sinergias, defende o presidente do grupo Soma, dono das marcas Animale, Farm e Maria Filó, Renato Jatahy. “Apesar de certa rejeição no mercado de capitais, estamos seguros de que vamos entregar os resultados”, afirmou em teleconferência com analistas, apontando que mais detalhes serão dados no Investor Day e reconhecendo que o anúncio gerou algum ruído.
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O executivo argumenta que a pandemia de covid-19 tinha deixado os ativos do setor muito deteriorados, o que dificultou a tese de aquisição de algumas empresas que o grupo avaliava. No entanto, Jatahy diz que a Hering, com sua estrutura fabril e com os segmentos que atua e tem desenvolvido, como o de moda íntima e para prática de exercícios, preenche as lacunas que o grupo Soma queria preencher.
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A companhia ainda não tem um prazo para integração da Hering, caso a aquisição seja aprovada. “A gente vai ter que fasear a integração. Rapidamente temos que entender o que a gente agrega no curtíssimo prazo dado que a margem bruta do nosso negócio é alta. Temos que aumentar a receita das empresas que adquirimos”, disse, lembrando que a Hering é uma empresa muito grande. “Ela não tinha maturidade suficiente para performar durante a pandemia, mas tem todo um trabalho iniciado. Dentro de três anos, vamos ver uma nova Hering”, acrescentou.
Segundo ele, existe, sim, uma despesa de investimento com megalojas, “mas nada que vá machucar a estrutura de capital da companhia”, argumentou Jatahy. Ele diz que a Soma vai “beber” da forte capilaridade da Hering enquanto ajudará a varejista catarinense a melhorar estoques e acelerar a digitalização. “Penetração digital pode chegar tranquilamente a 30% em 2025.”
“Não temos dúvida de que a Hering é uma das marcas mais queridas do mercado brasileiro, que é uma âtop of mindâ. Esse tipo de amor não é só difícil de construir, como é custoso e leva tempo. O que a gente pensa e conversa com o time da Hering é montar algo transformacional, um modelo de negócio completamente diferente. vamos para outro patamar com complementariedade de portfólio.”
Dia das Mães
Depois de um forte desempenho no primeiro trimestre de 2021, o grupo Soma segue vendo as vendas crescendo em ritmo consistente, segundo a administração da companhia. “No Dia das Mães, vimos crescimento importante de duplo dígito”, disse o diretor financeiro da empresa, Gabriel Lobo. A expectativa é de que, com a reabertura das lojas, os consumidores também retomem a confiança para frequentar o comércio.
“Tivemos, em especial em maio, uma venda muito descolada e acima de 2019”, completou o presidente da Soma, Renato Jatahy. Se observados os números do primeiro trimestre, também há destaque para o operacional. “Mesmo com segunda onda de covid-19 e lojas fechadas, tivemos crescimento de 17% da receita bruta.”
Grande parte da força das vendas se deve à forte presença digital da companhia, que cresceu 75% e chegou a 44% da receita total, com aumento de 18% na margem bruta dessas vendas. A base de clientes cresceu 21,9%, para 1,1 milhão de cadastros. Por isso, Jatahy acredita que em 2022 ou 2023, a venda captada no digital já deverá superar a do físico. Na próxima semana a companhia lança o app da marca Farm e a expectativa, segundo o executivo, é alta.
Uma das surpresas, segundo Jatahy, tem sido a migração dos consumidores exclusivamente digitais para as opções de multicanalidade, como a compra on-line com retirada em loja ou o atendimento iniciado em loja física e concluído virtualmente.
Outro destaque são as vendas em lives, sessões ao vivo nas páginas das marcas. No primeiro trimestre, foram R$ 5,2 milhões. No segundo, até a data de hoje, são R$ 6,7 milhões, sendo R$ 2 milhões em apenas uma live.
No canal multimarcas, as vendas cresceram de R$ 12,1 milhões ao fim do último trimestre de 2020 e chegaram a R$ 15,9 milhões de janeiro a março de 2021. “Já acreditamos que podemos chegar em R$ 100 milhões de vendas no projeto multimarcas.”