umprindo o compromisso firmado com a população ouro-pretana, a atual administração tem dado relevante atenção às questões de saúde. Além das ações pontuais desenvolvidas em função da pandemia, a equipe do novo governo tem promovido periodicamente reuniões com moradores da sede e distritos a fim de tomar conhecimento das principais necessidades em relação à saúde da população.
Em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto com maior densidade populacional, a Prefeitura tem se dedicado a realizar um importante trabalho de levantamento diagnóstico no intuito de ter melhores condições para atuar na região. Nesse sentido, um projeto piloto de recadastramento da população já está sendo desenvolvido no distrito. Por meio desse cadastro será possível fazer uma análise de vulnerabilidade do ponto de vista loco-regional, o qual servirá de suporte para o levantamento diagnóstico.
Outra importante ação que está sendo articulada é a reestruturação dos conselhos locais de saúde, que serão instrumentos fundamentais para interlocução entre o poder público e comunidade, "pois não pretendemos tomar nenhuma decisão em Cachoeira do Campo sem consultar à população. A nossa gestão prima por uma atuação compartilhada e participativa, sendo assim, nada será feito sem consultarmos tais dispositivos locais de controle social", declarou a secretária de Saúde, Glauciane do Nascimento.
Ainda de acordo com a secretária, várias reuniões de equipe já foram realizadas com a comunidade cachoeirense, além de uma rigorosa avaliação da infraestrutura da unidade de saúde para que alguns ajustes sejam executados no intuito de melhorar o atendimento à população e à equipe de funcionários.
Na próxima terça-feira (2), a administração da Prefeitura estará novamente em Cachoeira do Campo para outra reunião com a comunidade.