Uma série de ações foi realizada para homenagear esses profissionais tão importantes para a cidade
No dia 1º de março é comemorado o dia do Catador e a Prefeitura de Ouro Preto realizou uma homenagem aos membros participantes do Programa "Ouro Preto Recicla", criado em 2017 com o intuito de promover a coleta seletiva do Município. Durante esta semana acontecerão atividades para celebrar o dia e reconhecer esse trabalho dos profissionais. No dia 26 de fevereiro, houve um momento de cuidado, com a parceria de salões de beleza e barbearias para proveitos dos catadores.
O prefeito Angelo Oswaldo esteve presente na Associação dos Catadores de Material Reciclável da Rancharia (ACMAR) para saudar esses profissionais cuja atuação é de suma importância para a cidade. "Há 16 anos nós enfrentamos o desafio do lixão, voltamos a ter um aterro controlado e também era criada a ACMAR. Quero reafirmar nosso compromisso de dar um aterro sanitário à altura do que Ouro Preto quer e merece. E vamos também, buscar uma nova sede para a associação que é tão importante e um exemplo para todo o Brasil".
A atual gestão faz o compromisso de estar próxima aos catadores durante todo o mandato, e a vice-prefeita, Regina Braga, agradeceu por todo o trabalho prestado. "Deixo nossa gratidão e quero dizer que o nosso governo é parceiro, vamos respeitar, escutar, atender e dar todo apoio a esse trabalho maravilhoso que é realizado por essas associações e não vamos estar presentes só neste dia, mas em toda gestão dando todo suporte necessário".
O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, destacou a importância desse agente ambiental que é o catador de material reciclável. "Muitas vezes descartamos um objeto que pode durar milhares de anos no planeta. Quem resolve esse problema? O catador, é a reciclagem e é um compromisso desse governo investir na coleta seletiva".
"Com a força da mulher". Essa é a frase da Dona Afonsina de Lima Pereira, responsável pela ACMAR junto com seis mulheres no galpão da associação na Rancharia. "Nosso trabalho é muito importante para a comunidade e o meio ambiente. Não fazemos muito, pois o nosso galpão é pequeno, mas vamos contar com a colaboração do prefeito e arrumar um local maior para ampliar a coleta, trazer mais material e evitar que ele vá para o lixão". Dona Afonsina ainda reforça a importância da coleta seletiva, "É muito importante que a comunidade veja o esforço do nosso trabalho, da necessidade de termos o material aqui no nosso galpão e agradeço a toda a comunidade que separa o material e traz para gente e colabora com nossa associação".
Maria das Graças Carvalho, a Gracinha, responsável pela Associação do Catadores do Padre Faria, agrade a atual gestão pelo apoio à classe. "O que para você é lixo, para a associação é luxo. É um trabalho difícil, árduo e que não é muito reconhecido, mas a Prefeitura nos dá toda a estrutura necessária e tem planos para a construção de um galpão para melhor nos atender". Gracinha reforça o empenho da equipe que trabalha com ela e que a comunidade de Ouro Preto é bastante atuante na coleta seletiva. Ela explica que por terem mudado de espaço, a coleta seletiva está parada. "Tivemos um pequeno desacerto, pois mudamos de galpão e não conseguimos nos adaptar, mas voltamos para o antigo espaço e já vamos regularizar a situação".
A programação segue ao longo da semana com um almoço de confraternização que aconteceu na terça e com uma palestra, no dia 03 de março, com o tema: A Saúde dos Catadores e o novo normal cotidiano, a Pandemia do CoronaVírus – COVID-19. Finalizando as comemorações, haverá uma visita aos catadores do distrito de Antônio Pereira.
Vale lembrar que o ECOPONTO está ativo para o descarte de materiais como: computador, notebook, impressora, teclado, mouse, telefone, celular, rádio. Também dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos: aparelho de som, CD/DVD, televisor, sanduicheira, ferro de passar, micro-ondas, forno elétrico. Além das pilhas e baterias, pneus inservíveis de carro, moto, caminhão e vidros.
O ECOPONTO fica localizado na Rua Jorge Caram, nº 40, Bairro Nossa Senhora do Carmo. Horário de funcionamento: 8h às 17h. Mais informações, pelos telefones, Ecoponto: 3559-3236 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3559-3253.