Ouro Preto possui um posto de atendimento avançado (POPAV) da Receita Federal. Esse posto absorveu parte da demanda até então realizada pela Agência da Receita Federal (RFB) na cidade, que teve sua atividade suspensa em função dos cortes efetuados no Orçamento da Receita Federal.
A implantação no Município aconteceu graças à celebração de convênio entre a Receita Federal e a Prefeitura Municipal, visando facilitar e agilizar o tempo de resposta ao contribuinte.
Ao todo são mais de 20 serviços disponíveis para a população e Microempreendedores, que vão desde certidões, atualizações e protocolos.
O POPAV disponibiliza o acesso a várias opções de serviços da Receita aos ouro-pretanos e evita que o cidadão tenha que se deslocar até as agências de Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete.
De acordo com informações do supervisor de tributos econômicos do município, Naiti Weslei de Freitas, 70% dos atendimentos são referentes à confecção de CPFs e isenção de IOF e IPI. "Os serviços presenciais beneficiam prioritariamente as pessoas mais simples, principalmente aqueles que têm alguma pendência com o CPF e assim não precisam se deslocar até outro município para resolver", disse ele.
O secretário de Fazenda, Felipe D" Almeida e Pinho, destaca que 95% dos serviços oferecidos pela Receita Federal podem ser resolvidos no posto. "O contribuinte não ficou prejudicado. Em um prazo máximo de três dias, ele tem a sua demanda resolvida. Essa parceria permite que a Receita Federal esteja presente próxima ao cidadão, com orientação dos servidores do Município, facilitando a obtenção de benefícios junto às diversas estruturas do Governo".
O POPAV da Receita Federal em Ouro Preto funciona no prédio da Prefeitura, junto à Receita Municipal, na Rua Diogo de Vasconcelos, 30, com horário de funcionamento das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone 3559-3262.