Construção, parceria e pertencimento. Esse foi o tripé que permeou, na manhã da quinta-feira feira, 25 de fevereiro, o encontro entre Heloísa Oliveira, gerente geral do Complexo Vale Mariana, e o Executivo Municipal.
"É muito importante este relacionamento positivo, esse diálogo franco e permanente com a Vale. Nesse sentido, nos foram passadas uma série de informações e de parcerias que a Vale exerce com a nossa comunidade e com o Poder Público. Nós queremos somar esforços cada vez mais no sentido da elevação da qualidade de vida dos nossos munícipes", declarou o prefeito Angelo Oswaldo que recepcionou Heloísa acompanhado da vice-prefeita Regina Braga e do secretário de Governo, Felipe Guerra.
O complexo Mariana compreende as cidades de Ouro Preto, Mariana e Catas Altas. Emprega diretamente 2.224 funcionários, sendo que 964 residem em Ouro Preto, destes 135 em Antônio Pereira.
Durante o encontro, a Vale apresentou o Projeto Capanema, que tem implantação prevista para ser iniciada no segundo semestre deste ano, e operação em 2023, com expectativa de geração de até 1.600 vagas de emprego.
"Esta reunião de trabalho foi muito produtiva. Apresentamos nossas propostas e intenções. Temos um caminho a ser trilhado e estamos todos dispostos a fazer isso de uma forma bastante participativa com o poder público e a comunidade, construindo juntos um futuro cada vez mais sustentável", disse a gerente.
Foi anunciado ainda o retorno das atividades do Trem da Vale, que em 2019 transportou mais de 75 mil pessoas, entre elas 14 mil alunos de escolas públicas e projetos sociais. As atividades, paralisadas em 2020 em razão da pandemia, devem retornar no segundo semestre deste ano.
Secretário de Governo, Felipe Guerra também avaliou o encontro. "Tivemos uma pauta interessantíssima, várias ações em diversas áreas foram discutidas. Mais um passo para termos a Vale mais presente na comunidade, mais presente em Ouro Preto, principalmente em Antônio Pereira, onde há um passivo muito grande. Seguiremos promovendo estas reuniões tão importantes para o desenvolvimento econômico, para a geração de emprego e renda, e para a compensação sócio-ambiental e econômica".
"Foi mais uma reunião bastante positiva. A gente quer continuar dialogando com as mineradoras. Não somos de forma alguma contra a atividade de mineração, ela rende recursos financeiros para o município e também gera emprego e renda. Mas queremos uma atividade minerária que respeite as comunidade impactadas e seja sustentável. Vamos continuar com o diálogo aberto com todas as mineradoras que atuam em Ouro Preto", declarou a vice-prefeita Regina Braga.
A reunião, realizada no auditório do gabinete, contou ainda com a presença da Sra Izabel Azevedo, Analista de Relações Institucionais do Complexo Mariana, e de Thaís Oliveira, gerente geral de relações Institucionais da Vale.
Os projetos apresentados visam reparação, assistência, compensação e desenvolvimento, além da descaracterização de barragens e investimentos socioculturais.