Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PROJETO QUITANDEIRAS

As mulheres estão em diversos setores assumindo papéis de representatividade mais fortes e presentes na sociedade


Uma maneira de fortalecer a diversidade dentro do Município é mostrar o quanto é fundamental a luta feminina, valorizando seus talentos e habilidades. Nesta semana da mulher, a Prefeitura de Ouro Preto divulga projetos liderados por mulheres ouro-pretanas e que recebem apoio da administração municipal.

Um deles é o projeto Quitandeiras, desenvolvido pela Secretaria de Agropecuária em parceria com a EMATER no distrito de Santa Rita. O trabalho que começou há 10 anos com um grupo informal de mulheres agricultoras familiares com talentos culinários, agora faz parte de uma rede que fornece produtos para alimentação escolar da rede municipal, estadual, comércio local e, a partir de agora, também para o IFMG.

No início, as mulheres faziam parte da Associação de Agricultores de Mata dos Palmitos e de Piedade e decidiram empreender de forma diversificada por conta própria. Hoje elas integram a Cooperativa de Agricultores Familiares de Ouro Preto e Região. O grupo possui ambiente próprio devidamente regularizado sob todas as normas e exigências sanitárias para produção de alimentos e recebe o apoio da Cooperativa para realização da logística e comercialização.

O trabalho destas empreendedoras ganha importante destaque, pois elas adquirem a matéria-prima da produção (abóbora, mandioca, cenoura, fubá dentre outros) da região onde estão inseridas, beneficiando não só as famílias, mas toda comunidade.

"As mulheres estão em diversos setores como representantes fortes e presentes, e nós, enquanto Poder Público, temos a obrigação de reafirmar o nosso compromisso com a cidadania", ressalta o secretário de Agropecuária, Fabrício Gonçalves.

Como forma de auxiliar ainda mais o projeto, neste ano, a Prefeitura assumirá a reforma da Escola Municipal Professora Ana Guimarães, em Mata do Gama, transformando parte deste espaço em uma nova unidade de produção de quitanda, o que proporcionará oportunidade de crescimento a mais uma região em Ouro Preto.

Março possui um universo próprio, é um mês para celebrar conquistas sociais, políticas e econômicas e a Secretaria Municipal de Agropecuária parabeniza todas as mulheres pela luta e conquistas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!