A Secretaria Municipal de Educação e a Casa do Professor promoveram a Semana do Educador, que aconteceu de forma on-line nos dias 04 e 05 de março de 2021. O evento foi direcionado os educadores e marcou o início do ano letivo no Município. As palestras foram pensadas como auxílio nesse reinício e para fortalecer a luta por uma educação de qualidade, valorizando alunos e, sobretudo, o professor.
A coordenadora da Casa do Professor, Cláudia Pereira, enfatizou o sucesso do evento que não acontecia desde 2000. "Esse ano resolvemos dar início ao ano letivo rememorando essa Semana do Educador tão importante e fazendo com que ela passe a integrar novamente a Casa do Professor. Houve uma participação bastante significativa, com 1250 inscritos no evento e uma média de 700 pessoas durante os dois dias. Uma grande satisfação perceber que conseguimos fazer um evento que realmente foi ao encontro dos professores nesse momento crucial e que estamos muito preocupados com os desafios que temos pela frente".
O secretário de Educação, Rogério Fernandes, ressaltou a importância de se ter bons exemplos no país. "É muito importante trocar experiência para buscarmos sempre melhorias para a educação do nosso Município, e o ensino de Sobral é referência no que diz respeito ao êxito nos números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no investimento na educação".
Em apoio e dando suporte emocional aos educadores, uma das palestras que foi muito bem aceita no evento foi a da Psicóloga Sandra Rodrigues Lage, que discorreu sobre "Autocuidado Emocional" e disse se sentir honrada pelo convite recebido. "Foi maravilhoso perceber essa equipe empática e dedicada que está à frente da Secretaria de Educação. Foi um evento lindo e tenho recebido muitos feedbacks carinhosos de alguns dos participantes. Sinto que os educadores estão bem amparados e a consequência é aluno feliz e educação de qualidade".
Renata Carla da Silva Coelho, professora da Educação Básica Anos Iniciais e Contadora de histórias, definiu o evento como uma oportunidade valiosa de conhecimento. "Vejo a Semana do Educador como um evento que, em meio a tantas incertezas que estamos vivendo em virtude da pandemia, veio agregar conhecimento na introdução de novas metodologias apoiadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC"s), como também se preocupou com o bem-estar dos educadores. Foi um evento importante e oportuno que possibilitou uma reflexão sobre minhas práticas pedagógicas e reavivou meus ânimos".
Esse Seminário também marcou a retomada das atividades da Casa do Professor, que foi responsável pela organização do evento e trouxe temas focados no campo da educação. Segundo Cláudia, "este espaço pretende ser um lugar de acolhida, de apoio profissional, psicológico e de capacitação de nossos educadores e educadoras. Nosso maior objetivo é proporcionar a todos os professores e professoras, cuidadores de crianças e todos os funcionários do quadro da Educação, a possibilidade de se sentirem acolhidos e amparados nessa tão importante missão que é a nossa, de educar".