Apresentado ao prefeito Angelo Oswaldo na tarde de terça, 09 de março, o V Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) em conjunto com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e vai acontecer 03 a 7 de setembro de 2021 em Ouro Preto, tendo por lema: Resista! Lute por Direitos, Reconheça a Diversidade e a Saúde Mental como Liberdade.
O evento reúne, na construção e elaboração da sua programação, cerca de 150 pessoas, das cidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito, além de outras espalhadas pelo Brasil e América Latina. Foi inicialmente pensado para ser presencial, no entanto, em solidariedade com o avanço da pandemia, a programação foi convertida para o modo virtual.
Segundo o professor de Saúde Coletiva da Escola de Medicina da UFOP, Aisllan Assis, "o foco do evento é a congregação e acolhimento das diversas pessoas e movimentos sociais que atuam nos direitos humanos e na saúde mental no Brasil e na América Latina". Aisllan ainda ressaltou um motivo marcante da escolha do Município para sediar essa 5ª edição do Fórum. "Este evento só aconteceu em capitais brasileiras e essa é a primeira vez que uma cidade como Ouro Preto recebe esse evento. A cidade foi escolhida também por sua história conhecida no Brasil de mais de 20 anos de valorização e construção dos direitos humanos e da saúde mental".
O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a magnitude desse evento Latino-americano e o suporte do Executivo. "A Prefeitura de Ouro Preto confere apoio integral a esse evento que envolve também a UFOP, com especialistas do Brasil e dos países latino-americanos que estarão sintonizados on-line, em favor desse grande movimento". Angelo enfatizou também o compromisso do Município com os programas de saúde mental das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social. "Temos ações exemplares e elas serão cada vez mais valorizadas. Será um ganho muito grande para a saúde mental, em Ouro Preto, Minas Gerais e no Brasil".
O Fórum é aberto ao público, inclusive com isenção de inscrições que serão iniciadas em 01 de abril. São mais de 40 horas de programação formadora na área de saúde mental. A construção do evento também é participativa, quem quiser participar é só entrar em contato através do site: www.direitoshumanos2021.org.br.
O evento foi apresentado ao prefeito Angelo Oswaldo pelos Professores da UFOP e Coordenadores do Fórum, Aisllan Assis e Marco Flávio Alvarenga, com a presença do Coordenador de Educação Permanente Secretaria de Saúde (SMS) e membro da Comissão Organizadora, Victor Diniz, e pela Paula Brito, que é uma referência técnica em Saúde Mental da SMS e também compõe a Comissão Organizadora do Fórum.
O lançamento oficial de abertura desta 5ª edição será feito no dia 07 de setembro de 2021 pelo Facebook: @saudementalabrasme.Acesse a programação completa clicando aqui!