Por que não tem vacina todo dia?
O mundo todo está demandando vacina e os fornecedores não têm conseguido entregar grandes quantidades em curto período de tempo. Assim, à medida que os Governos Federal e Estadual recebem as doses dos laboratórios Fiocruz (Astrazeneca) e Butantan (Coronavac), eles repassam aos municípios, e aí a Prefeitura consegue planejar a semana e as faixas etárias que receberão as doses.
Existe um calendário oficial de vacinação do município?
Não. Esse calendário não foi elaborado porque não há sinalização dos governos Federal e Estadual de quando serão entregues novas remessas da vacina. A Prefeitura decidiu por informar o cronograma de vacinação sempre à medida que novas doses vão chegando no município.
Por que algumas pessoas tomam a 2ª dose mais rápido que outras?
Quem foi vacinado com a Coronavac, do Instituto Butantan, o intervalo entre 1ª e 2ª dose é de 14 a 28 dias. Já a vacina Astrazeneca, produzida pelo laboratório Fiocruz, tem o intervalo de 12 semanas entre 1ª e 2ª dose.
É necessário que o(a) aplicador(a) da vacina use luva?
Não é necessário o uso das luvas. De acordo com a Nota Técnica 12/2021 da Anvisa, como regra geral, o uso de luvas não é necessário para administrar as vacinas. O ideal é que ocorra a higiene das mãos com água e sabonete ou preparações alcoólicas a 70% antes e após cada administração.
Quantas doses da vacina a pessoa deve tomar?
Tanto a vacina CoronaVac quanto a vacina AstraZeneca possuem aplicação em duas doses. O que diferencia é o intervalo dessas doses. Para quem tomou a CoronaVac, o intervalo é de 2 a 4 semanas. Já para quem tomou a vacina AstraZeneca, o intervalo é de até 12 semanas.
Quais os critérios utilizados para definição dos grupos prioritários?
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde, os critérios utilizados foram: preservação do funcionamento dos serviços de saúde e proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguidos da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e da proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.
Quem tem alergia a certos alimentos pode tomar a vacina contra a Covid-19?
Sim. Até o momento não há nenhuma contraindicação para quem tem alergia a determinado tipo de alimentos.
Como é feita a definição do quantitativo de vacinas enviadas a cada município?
A Vigilância Epidemiológica faz um cálculo da população de cada município, considerando os públicos a serem vacinados. Para tal, foi utilizado um formulário para coleta de dados diretamente com os municípios.
Qual a quantidade de ml por dose?
A dose é de 0,5 ml, tanto da vacina Coronavac do Instituto Butantan quanto da Astrazeneca da Fundação Fiocruz
É necessário madrugar na fila para receber a dose?
Não, não é necessário madrugar na fila. Nós dividimos as faixas etárias em dias e turnos específicos justamente para diminuir a necessidade de enfrentar filas. Portanto, a orientação é que se evite madrugar nas filas porque todos receberão suas doses.
É verdade que o Ministério da Saúde está fazendo um agendamento para receber a vacina?
Não. Em nota, o Ministério da Saúde disse que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de dúvidas, busque informações em portais e redes sociais oficiais do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e da Prefeitura de Ouro Preto.