Após as reuniões da Câmara Municipal, dezenas de requerimentos e indicações são enviados à Prefeitura, para que medidas sejam tomadas e/ou informações prestadas. Trata-se da participação dos vereadores na definição dos rumos da gestão de Ouro Preto, para a qual uma iniciativa da Secretaria de Governo proporciona novo dinamismo.
De acordo com o secretário de Governo, Felipe Guerra, o trâmite de requerimentos e indicações é obsoleto e demanda gasto de elevada quantidade de papel, questão que será resolvida com a informatização desse processo. Felipe explica também, que a melhoria não acarreta custo adicional ao Município, pelo contrário, economizará tempo das equipes que terão mais praticidade para atender outras demandas.
A relação harmônica entre a Câmara e a Prefeitura é do interesse do cidadão, como explica a vice-prefeita Regina Braga. "A soma de esforços gera resultados mais eficientes e efetivos, além disso, coloca em pauta as demandas mais sensíveis aos ouro-pretanos". Segundo ela, a modernização da comunicação permitirá que as questões dos vereadores sejam tratadas com a importância devida e agilidade, impossibilitando que alguma fique sem resposta.
Por fim, Felipe Guerra destaca que essa é só umas das ações adotadas pela Prefeitura para aperfeiçoar o relacionamento com a Câmara. Ele cita que os secretários têm atendido prontamente aos chamados para participarem de reuniões de comissão e audiências públicas promovidas pelo Legislativo. Além disso, Guerra ressalta que as secretarias e os gabinetes do Prefeito e da Vice estão de portas abertas para os vereadores e que o Executivo tem convidado os legisladores para reuniões dentro de suas principais pautas com a comunidade.