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GOVERNO DIGITAL

Estratégia de Governo Digital 2020-2022 tem 30% das metas já concluídas

Nova forma de assinatura digital para a Declaração do Imposto de Renda está entre os avanços recentes para facilitar a vida do cidadão


ançamento da nova plataforma de participação social Participa +Brasil para a realização de compras públicas, acordos corporativos com grandes fabricantes de tecnologia da informação (como Microsoft, Oracle e IBM) e consolidação dos aplicativos móveis de governo nas lojas virtuais. Estas são algumas das iniciativas concluídas na Estratégia de Governo Digital 2020-2022. O governo brasileiro já entregou 30% das metas previstas.

Parte desses avanços são perceptíveis e fazem muita diferença na vida cotidiana do brasileiro. Pode-se citar como exemplo a oferta de novos mecanismos gratuitos de assinatura digital, via portal gov.br, como o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, iniciativa que proporciona facilidade e agilidade para os 100 milhões de contribuintes cadastrados na plataforma única do governo federal. Até então, apenas aqueles que possuíam certificado digital– que é pago–podia acessar esse serviço na Receita Federal.

"A transformação digital que empreendemos no governo não volta atrás", avalia o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. "O que a gente busca é atender o usuário criando um Estado único para um cidadão único, o que é concretizado com o gov.br", destaca.

Comitê de acompanhamento

O comitê bipartite de acompanhamento da Estratégia de Governo Digital – formado por gestores da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia – avaliou, neste mês, durante sua quarta reunião, que, das 58 iniciativas da estratégia, 17 já estão concluídas.

Outras 35 iniciativas estão em execução. Há ainda duas em fase final de planejamento e quatro a serem iniciadas. "A aceleração da transformação digital brasileira é perceptível. Durante a pandemia, o atendimento digital tornou-se a única alternativa em diversos locais onde houve restrição de deslocamento de pessoas e agências de governo fechadas", observa o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

A Estratégia de Governo Digital tem seis princípios: Governo Centrado no Cidadão; Integrado; Inteligente; Confiável; Transparente e Aberto; e Eficiente. Entre as metas está a digitalização total dos mais de 4,3 mil serviços do governo brasileiro até o final de 2022.

Destaques entre as iniciativas concluídas:

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