Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Butantan e Pfizer estão nas mesmas condições, diz secretário após anunciar acordo com farmacêutica dos EUA


Ministério não divulgou detalhes do memorando de intenção que prevê a compra de 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer. O Ministério da Saúde disse nesta quinta-feira (10) que assinou na quarta-feira o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pela Pfizer e pela Biontech contra a Covid-19.

O secretário-executivo do ministério, Élcio Franco, afirmou que a previsão é que 8,5 milhões de doses sejam entregues no primeiro semestre de 2021. O ministro Eduardo Pazuello disse na quarta que poderá haver vacinação contra a Covid-19 no Brasil ainda neste mês de dezembro, ou no início de janeiro de 2021, se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os valores previstos no memorando de intenção de compra não foram divulgados. O secretário alegou que há uma cláusula de confidencialidade com a empresa.

Até a divulgação do memorando com a Pfizer, o governo federal havia anunciado somente uma parceria para pesquisa e produção nacional da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca.

Nesta quinta, Élcio Franco foi questionado se a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, será oferecida pelo governo federal. Élcio Franco lembrou que um memorando de intenções semelhante já foi firmado com o Instituto.

"Butantan e Pfizer estão nas mesmas condições", disse o secretário-executivo.

Animação mostra porque a vacina é tão importante para salvar milhares de vidas

Data de entrega

Na segunda, o jornal "The Washington Post" informou que a Pfizer comunicou ao governo dos Estados Unidos que não conseguirá fornecer ao país doses adicionais da vacina até junho ou julho do ano que vem. Isso porque, segundo o jornal, há pedidos de outros países. Diante isso, ainda segundo o jornal, os Estados Unidos deverão receber 100 milhões de doses da vacina da Pfizer.

VÍDEOS: novidades sobre a vacina contra a Covid-19

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!