Novo pleito ocorre após o prefeito eleito em 2020, Dr. Maurélio Carlos (PDT), morrer devido a complicações da Covid-19. Vice dele assumiu como chefe do Executivo, mas renunciou 8 dias depois da posse. Detalhe da urna eletrônica e a tecla confirma
Antonio Augusto/Ascom/TSE
As eleições suplementares ocorrem neste domingo (13) no município de Espera Feliz e 17.033 pessoas poderão votar para escolher prefeito e vice-prefeito na cidade.
Veja abaixo as medidas adotadas por causa da pandemia de Covid-19.
O novo pleito no município, que ocorrerá das 7h às 17h, será realizado neste domingo (13), porque o prefeito eleito em 2020, Dr. Maurélio Carlos da Silva (PDT), morreu, aos 76 anos, devido a complicações relacionadas ao novo coronavírus.
Diante da situação, o vice-prefeito da chapa, Dr. Rafael Peixoto Moraes (Cidadania), foi empossado no dia 1º de janeiro como chefe do Executivo.
No entanto, ele renunciou ao mandato 8 dias após ter tomado posse. Atualmente, quem responde pela Prefeitura é o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rômulo Quintão (PDT).
Inicialmente, a eleição seria realizada no dia 11 de abril, mas por causa da pandemia da Covid-19, foi remarcada para este mês.
Zonas eleitorais
Espera Feliz tem 51 seções eleitorais, distribuídas por 17 locais de votação. Serão utilizadas 51 urnas eletrônicas e 11 de contingência. Estão convocados 204 mesários para organizar a votação.
Medidas adotadas
Por causa da pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou regras para as eleições suplementares no município. Entre os procedimentos a serem observados, estão:
A dispensa de identificação biométrica das eleitoras e eleitores;
Uso obrigatório de máscaras nos locais de votação e horário de funcionamento das seções eleitorais (das 7h às 17h), com preferência para pessoas acima de 60 anos das 7h às 10h.
O Disque-Eleitor, através do número 148, estará de plantão no sábado (12) e no domingo, para atender dúvidas dos eleitores das 7h às 17h.
Candidatos em disputa
Confira abaixo os candidatos que irão disputar à Prefeitura de Espera Feliz em ordem alfabética, conforme dados disponibilizados no DivulgaCand.
Adrian Carlos
Adrian Carlos, candidato à Prefeitura de Espera Feliz
DivulgaCand/Divulgação
Adrian Carlos Oliveira Silva tem 49 anos. É casado e produtor de espetáculos públicos. Ele vai disputar as eleições pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O candidato faz parte da coligação “O sonho não acabou”, que é composta por PDT, PSL, PRTB e Patriota. O vice dele é Zé Francisco (PDT). Nos anos de 2012 e 2016, ele participou de pleitos para ser prefeito, mas não ganhou.
Bartholomeu da Motosserra
Bartholomeu da Motosserra, candidato à Prefeitura de Espera Feliz
DivulgaCand/Divulgação
Bartholomeu Lopes Miranda tem 41 anos. É casado e tem a profissão definida como “outros”. Ele vai disputar as eleições pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e não integra coligação. Em 2020, ele participou das eleições e ficou em terceiro lugar com 17,17% dos votos. A vice dele é Queila Professora (PSB).
Oziel Gomes
Oziel Gomes, candidato à Prefeitura de Espera Feliz
DivulgaCand/Divulgação
Oziel Gomes Da Silva tem 47 anos. É solteiro e comerciante. Ele vai disputar as eleições pelo Partido Social Democrático (PSD) e não integra coligação. Em 2008 e 2012, foi eleito vereador no município. O vice dele é Sr. Edinho.
Entenda o caso
Dr. Maurélio é eleito prefeito
No dia 15 de novembro, o Dr. Maurélio, do PDT, foi eleito prefeito de Espera Feliz. Ao fim da apuração, ele teve 47,58% dos votos (5.910) no total. O candidato derrotou Mariana, que ficou em segundo lugar com 29,50% (3.664).
Dr. Maurélio encabeçou a chapa que tinha o Dr. Rafael Peixoto, do Cidadania, como vice. Eles eram da coligação "Juntos Para Continuarmos o Progresso de Espera Feliz", formada pelos partidos MDB, Cidadania, PDT e Patriota.
Prefeito eleito de Espera Feliz morreu em decorrência da Covid-19
Instagram/Reprodução
Prefeito eleito morre antes de tomar posse
No dia 31 de dezembro de 2020, um dia antes da posse, Dr. Maurélio morreu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 76 anos, era médico e assumiria a Prefeitura de Espera Feliz.
De acordo com apuração do G1, ele estava internado desde o dia 12 de dezembro em um hospital de Guaçuí, no Espírito Santo, e nos últimos dias de vida chegou ser submetido a hemodiálise.
Ele recebeu diversas homenagens e manifestações de pesar de autoridades e eleitores e da equipe da Desportiva Ferroviária, onde quando mais jovem atuou como jogador de futebol.
Desportivo Ferroviária também prestou homenagem ao prefeito eleito de Espera Feliz
Facebook/Reprodução
Vice toma posse como chefe do Executivo, mas renuncia
No dia 1º de janeiro de 2021, Dr. Rafael Peixoto, de 41 anos, que era o vice da chapa, tomou posse como prefeito de Espera Feliz. Ele é casado, declarou ao TSE a ocupação de odontólogo e ensino superior completo.
Entretanto, 8 dias depois, Peixoto renunciou ao cargo. Na ocasião, ele afirmou que a decisão foi tomada após "profunda reflexão acerca de todo um processo que, na essência, se trata totalmente de ordem pessoal, somado ao meu notório desgaste físico, mental e falta de compatibilidade de tempo com minha profissão".
Diante da situação, a Justiça Eleitoral determinou que o presidente da Câmara de Vereadores, Rômulo Quintão (PDT), assumisse a Administração de Espera Feliz até uma nova eleição, marcada inicialmente para abril deste ano e, agora, adiada para junho.
Rafael Peixoto (à esquerda) e Dr Maurélio
Instagram/Reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes