Para tentar minimizar o impacto, cidade vai receber 200 doses extras de vacina. Sequenciamento genético dos casos será feito para verificar se houve infecção por alguma variante do coronavírus. Município de Ewbank da Câmara
TV Integração/Reprodução
O município de Ewbank da Câmara entrou em estado de alerta para a Covid-19 após registrar 10 mortes pela doença nos últimos dias. Desde o início da pandemia, a cidade havia contabilizado 4 e, atualmente, são 14 vítimas. Por causa do agravo da doença, a Prefeitura publicou novas restrições, como o toque de recolher.
Para discutir o impacto da doença, uma reunião foi realizada nesta terça-feira (29) na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora. Na ocasião, foi decidido que a cidade vai receber 200 doses extras de vacina. Além disso, um sequenciamento genético dos casos será feito para descartar ou confirmar a presença de variantes do novo coronavírus na cidade.
Situação epidemiológica
Até o momento, o município, que tem 3.923 habitantes, contabiliza 14 mortes pela Covid-19 e 365 casos confirmados, sendo 334 recuperados e 13 ativos. Além disso, 13 aguardam resultados de exames. Em relação à vacinação, 36% da população está vacinada com a primeira dose e cerca de 15% a segunda dose.
Em entrevista ao MG2, a secretária de Saúde, Márcia Valéria Bittar, contou que Ewbank da Câmara é uma cidade de transeuntes, o que pode ter contribuído para o crescimento de notificações.
"As pessoas saem daqui para trabalhar fora, ficam o dia inteiro fora e volta a noite. Eu acredito que desse aumento de casos tenha dado devido à falta de cumprir as regras de medidas de proteção porque todas as medidas foram feitas pelo Poder Público", ponderou.
Com o aumento das mortes, reflexos também foram vistos no único cemitério do município, que teve que abrir mais covas. Na única Unidade Básica de Saúde (UBS) foi montado um local de atendimento exclusivo para pessoas que estejam com problemas respiratórios e suspeita de Covid-19.
Restrições são aplicadas
Desde o início da pandemia de Covid-19, Ewbank da Câmara faz parte do "Minas Consciente" e, atualmente, a cidade está na Onda Amarela. Por causa dos últimos registros de óbitos, o município fez alterações no decreto e implementou medidas da Onda Vermelha.
As novas restrições estão em vigor desde o dia 25 de junho e seguem por tempo indeterminado. Veja abaixo algumas delas:
Moradores devem cumprir o toque de recolher todos os dias a partir das 21h;
Após as 19h, todos os estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar apenas com o delivery;
Missas, cultos e encontros religiosos só podem ter programação online;
Não é permitido o funcionamento de academias, quadras esportivas e poliesportivas;
É proibida a realização de qualquer tipo de torneio ou campeonato esportivo, sob pena de multa aos organizadores e interdição do estabelecimento.
Ewbank da Câmara adota medidas mais restritivas após alta de mortes por Covid-19
Reunião e medidas tomadas
Reunião é feita nesta terça-feira (29) para falar sobre a situação de Ewbank da Câmara
Ester Vallim/G1
Na tarde desta terça-feira, uma reunião foi realizada na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora para discutir o aumento de mortes em Ewbank da Câmara.
Conforme apuração do MG2, após o fim do encontro, foram definidas algumas ações emergenciais para controle da pandemia na cidade. Entre elas, está o envio de 200 doses extras de vacina.
Além disso, a Prefeitura irá enviar para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) amostras de 6 pessoas infectadas pelo novo coronavírus para saber se há alguma variante na cidade.
"Vai ser feito uma coleta para que seja feita um sequenciamento genético na Funed para verificar se há alguma variante e o que está causando esse aumento de óbitos na cidade", revelou o superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora ao MG2, Gilson Soares.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes