A Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a Unimed, as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) e do Padre Faria assinaram no dia 7 de julho um convênio em prol do meio ambiente. O intuito do projeto é descartar resíduos de forma correta, promovendo a educação ambiental dentro da comunidade e gerando empregos para a cidade.
Segundo Maria das Graças Carvalho, responsável pela associação do Padre Faria, "o meio ambiente pede socorro hoje em dia. A decomposição de vários resíduos é de longa duração, por isso é importante que as pessoas tenham reconhecimento do nosso trabalho e que isso se espalhe para outras empresas tomarem iniciativa também".
Dona Afonsina de Lima Pereira, responsável pela ACMAR, acrescenta que "o trabalho é muito importante pois aumenta a renda da associação, já que os materiais estão com valor alto, sendo, assim, muito bom quando outras empresas fecham parceria".
A coleta dos resíduos recicláveis será realizada pelas associações, sendo esse material encaminhado ao local de segregação, prensagem e armazenamento no galpão de reciclagem. Após o armazenamento, será enviado pela indústria recicladora para processamento final e destinação ambiental adequada dos materiais.
"Na cidade existem empresários que compram material, que para uns é lixo, para outros é objeto de riqueza. Então, tendo caráter social nessa gestão, buscamos atender as associações que existem no nosso município", ressalta Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente.
O telefone de contato da Associação de Catadores do Padre Faria é (31) 3559-3265, da ACMAR é (31) 3552-3063. Para outras parcerias, a Secretaria do Meio Ambiente também pode ser procurada – 3559-3253.