Geral Minas Gerais

Demlurb identifica quase 60 pontos de descarte irregular de lixo em Juiz de Fora; veja opções para a forma correta

Por Redação

12/08/2021 às 19:15:45 - Atualizado há
No mês passado, por exemplo, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana retirou 800 toneladas de entulho em uma área do Distrito Industrial. Lixo é retirado de local inadequado no Distrito Industrial em Juiz de Fora

Prefeitura/Divulgação

O município de Juiz de Fora tem, atualmente, 58 pontos de descarte irregular de lixo. A informação é de um levantamento feito pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) que foi mostrado nesta quinta-feira (12) no MG1. De acordo com o telejornal, foram destacados locais no Distrito Industrial e nos bairros Santa Luzia e Graminha.

No mês passado, por exemplo, o Demlurb retirou 800 toneladas de entulho em uma área do Distrito Industrial.

De acordo com a diretora Operacional do Demlurb, Úrsula Zimmermann, a área atendida foi em uma região de clareira, na Rua Vera Lúcia Barros de Paula, próxima à rodovia que liga o município. "Para realização da limpeza, nos dois dias foram realizadas 25 viagens de carretas e 46 de caminhões caçamba do local até Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no Bairro Dias Tavares", explicou.

A diretora operacional ressaltou ainda que "ações grandes como essa geram, ao longo do tempo, altos gastos com combustível e até mesmo o sucateamento dos equipamentos, podendo prejudicar a própria população que deixa de receber um serviço de qualidade em outras localidades. Por isso, é extremamente fundamental que cada cidadão contribua com a manutenção da cidade, fazendo o descarte correto de resíduos".

VÍDEO: MG1 mostra opções para realização de descarte correto do lixo em Juiz de Fora

Em entrevista ao MG1, a diretora do Demlurb, Gisele Teixeira, também afirmou que a retirada de entulho mobiliza muitos trabalhadores. "A limpeza acaba sendo um custo muito alto para o município. As vezes, a gente para uma equipe que faz um trabalho de zeladoria para ter que fazer a corretiva", ponderou.

Multa e prejuízos

Com o período de chuva, o lixo acumulado traz prejuízos para moradores de determinados bairros. Conforme o secretário da Associação de Moradores de Santa Luzia, Victor Costa, "alagamentos são recorrentes na localidade e com o acumulo de entulhos a situação piora".

De acordo com o artigo 10º do Código de Posturas do Município (Lei 11.197), o descarte de resíduos em vias públicas sem permissão do Poder Executivo gera incidência de infração média sujeito a multa.

Como descartar corretamente?

Ecopontos

Para atender os moradores da cidade, o Demlurb conta com dois ecopontos destinados para o recebimento de entulhos. Veja abaixo os endereços:

Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200, no Bairro Bom Jardim;

Em frente ao Estádio Municipal, no Bairro Aeroporto.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Materiais recicláveis

Materiais recicláveis podem ser levados para a Associação dos Catadores de Papeis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora na Rua Tenente Coronel Delfino, n° 20, Santa Teresa. Outros locais podem ser conferidos aqui.

Lixo eletrônico

Para o recolhimento de lixo eletrônico, a empresa E-ambiental realiza o trabalho em Juiz de Fora. O pedido pode ser feito no site, (32) 3235-5769 ou (32) 98870-5022, que é WhatsApp. O local fica na Rua Duque de Caxias, n°140, no Bairro Poço Rico.

Serviços de zeladoria

As solicitações de serviços de zeladoria devem ser feitas no Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, que recebe e organiza os pedidos em um sistema integrado com outros setores da Prefeitura.

O contato pode ser feito pelo telefone (32) 3690-7241, através de ligação ou via WhatsApp para o mesmo número.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira