Etapa de desenvolvimento clínico custará R$ 6 milhões. Previsão é de que 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, participem desta fase. imunizante é desenvolvido pela HDT Bio Corp dos EUA. Salvador vai ter primeira fase de testes de nova vacina contra Covid-19
Arquivo Cimatec
A vacina contra a Covid-19, RNA MCTI CIMATEC HDT, produzida pela empresa HDT Bio Corp, dos Estados Unidos, entrará na primeira fase de testes, em setembro, e o estudo será conduzido pelo Senai Cimatec, em Salvador.
Segundo informações do Senai Cimatec, a vacina de repRNA (replicon de RNA) é primeiro imunizante que usa essa tecnologia a ter essa fase realizada no Brasil. A etapa de desenvolvimento clínico custará R$ 6 milhões.
Conforme a instituição, o replicon de RNA é capaz de se autoamplificar e ser reconhecido pelo organismo como um RNA mensageiro.
De acordo com o Senai, com isso, o replicon de RNA ensina o corpo humano a produzir respostas contra o vírus (anticorpos). A previsão é de que 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, participem desta fase.
O imunizante é desenvolvido pela HDT Bio Corp (Seattle, EUA), empresa de biotecnologia sem fins lucrativos. A vacina integra um plano de desenvolvimento global, que está sendo realizado no Brasil, EUA e Índia, por meio de uma parceria entre três instituições: Senai Cimatec, HDT Bio Corp e Gennova Biopharmaceuticals (Índia).
No Brasil, o desenvolvimento do imunizante tem o apoio científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No Cimatec, o projeto está sob a responsabilidade do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde.
Segundo o médico infectologista e professor titular do Senai Cimatec, Roberto Badaró, o objetivo principal desta etapa é avaliar a capacidade da vacina gerar reação adversa (ou colateral) local ou sistêmica no organismo.
“Serão testadas três diferentes concentrações de dose, verificando-se qual delas se mostrará mais promissora na produção de resposta imune humoral e celular contra o vírus SARS-CoV-2”, explicou.
Etapas
Salvador vai ter primeira fase de testes de nova vacina contra Covid-19
Arquivo Cimatec
A vacina usa tecnologia de RNA de terceira geração: uma molécula de replicon de RNA, que, em contato com o organismo, tem capacidade de se autorreproduzir, gerando então o RNA mensageiro, que ensina o corpo humano a produzir anticorpos.
De acordo com o Senai Cimatec, é uma vacina com grande possibilidade de ser aplicada em dose única e capaz de promover uma resposta robusta e duradoura, inclusive contra as diferentes cepas do vírus.
Os estudos da nova candidata a vacina para a Covid-19 incluem ainda as fases II e III, até que o imunizante seja aprovado para registro e produção no Brasil.
Caso a segurança na primeira etapa seja comprovada, serão feitas análises estatísticas dos dados, e terá início a fase II, com a participação de 400 indivíduos.
Da mesma forma, o início da fase III dependerá dos resultados da fase anterior. Para a fase III está previsto o recrutamento de 3.000 a 5.000 participantes. Ao todo, o período de testes vai durar cerca de um ano.
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia