Geral Ciência e Saúde

Conecte SUS fica instável e brasileiros enfrentam problemas para gerar certificado de vacinação contra Covid

Por Redação

30/08/2021 às 19:45:35 - Atualizado há
Rio de Janeiro vai exigir documento e o aplicativo é uma das formas de comprovar a imunização. No sábado (28), Ministério da Saúde havia dito que serviço estava normalizado, mas falhas persistem. Aplicativo Conecte SUS apresenta instabilidade, e brasileiros não conseguem emitir certificado de vacinação

Reprodução

Pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) já podem emitir o certificado de vacinação no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. Entretanto, o sistema vem apresentando instabilidade desde a semana passada, problema que persistia nesta segunda-feira (28).

Além da impossibilidade de emitir o certificado, usuários têm relatado que as doses já aplicadas não constam no sistema.

O certificado emitido pelo aplicativo é importante para viagens internacionais e também já tem uso em território nacional: no Rio de Janeiro, por exemplo, o documento emitido pelo app será uma das formas para comprovar a imunização.

Vacina para viagem internacional: como comprovar proteção completa contra Covid-19?

O G1 fez o teste e o aplicativo do Conecte SUS apresentou instabilidade na tarde desta segunda. Em algumas consultas, o sistema não carrega o certificado (como na imagem acima) ou apresenta mensagem de erro (como na imagem a seguir).

Aplicativo Conecte SUS apresenta instabilidade para emitir certificado de vacinação

Arquivo Pessoal

O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Nele, a pessoa pode consultar dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doses não aparecem no sistema

Além de problemas para a emissão do certificado, usuários relatam nas redes sociais que as doses não estão sendo registradas no sistema. A repórter da TV Globo, Renata Capucci, é uma dessas pessoas.

Em entrevista ao Jornal Nacional no sábado (28), o bancário Gustavo Tocantins relatou o problema com a inserção da segunda dose no Conecte SUS. Segundo ele, a informação está incompleta no sistema. Ele tomou a primeira dose em 6 de junho e, a segunda, em 23 de agosto.

Brasileiros enfrentam dificuldade para emitir o certificado de vacinação contra Covid

“Aparece só a minha segunda dose, e aí eu vou clicar para gerar o certificado. Vai ficar rodando aqui eternamente, ele não está gerando o certificado. A gente espera que quando tudo melhore, a gente possa voltar a ter uma vida quase normal. E isso inclui viajar e ir nos locais, e a gente está vendo muita mobilização de países e até de estados aqui já pensando em fazer essa exigência de comprovação de vacinas. A gente quer ter algo que comprove isso de forma rápida”, diz o bancário Gustavo Tocantins.

Em nota ao Jornal Nacional no sábado (28), o Ministério da Saúde afirmou que o aplicativo Conecte SUS ficou instável, mas que já funcionava normalmente. Sobre os problemas relatados, o ministério indicou só um caminho: acessar o suporte no próprio aplicativo em “fale com o Conecte SUS”.

Nesta tarde, após a consulta do G1, o governo afirmou que a responsabilidade pela inserção das doses no sistema é dos estados, mas não se pronunciou sobre a instabilidade no sistema.

"(...) as informações contidas no aplicativo ConecteSUS Cidadão são alimentados por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). As informações são disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional. A pasta informa, ainda, que o cidadão que não tiver seu registro de vacinação disponível no aplicativo em até dez dias após a data da vacinação, deve procurar o local de vacinação ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro e envio de dados à rede. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”, informou o Ministério da Saúde.

Veja outras reclamações:

Voluntários das vacinas também aguardam registro

O Jornal Nacional mostrou que cerca de 7,5 mil voluntários brasileiros que participaram da fase de testes da vacina da Janssen também não foram incluídos até agora no Conecte SUS.

Carlos Brites, coordenador da pesquisa da Janssen (BA), disse ao JN que o problema parecia ser geral. “Aparentemente, a questão é a mesma para todos os participantes. Eu acho que é uma questão mais de burocracia, talvez, interna dos órgãos regulatórios."

Duas voluntárias da CoronaVac também relataram o mesmo problema no Twitter.

G1 no YouTube
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira