Imagem que circula em redes sociais foi manipulada digitalmente. Foto original do astro sem camiseta não mostra sinais do vitiligo, doença que o acompanhou por toda a vida. Circula pelas redes sociais uma foto do cantor Michael Jackson bem jovem com o corpo marcado por manchas brancas típicas de vitiligo. Ela é #FAKE.
G1
A foto circula acompanhada de textos que abordam que Michael Jackson tinha sinais do vitiligo desde muito jovem.
O cantor, de fato, enfrentou a doença, caracterizada pela perda da coloração da pele. Em entrevista a Oprah, na década de 90, no auge da polêmica sobre sua mudança de cor, o cantor fez a revelação.
O relatório completo da necropsia no corpo do astro, feito pelo Instituto Médico Legal de Los Angeles, confirma, aliás, que ele tinha vitiligo.
A imagem que circula em redes sociais, no entanto, é antiga e anterior ao recrudescimento do vitiligo. Ela foi manipulada digitalmente. A foto original foi feita pela fotógrafa Lynn Goldsmith em 1981 e está em seus portfólios. Em um banco de imagens, a descrição da foto diz que Michael Jackson está sem camisa e posa em cima de um telhado ao pôr do sol durante uma visita a Boston, Massachusetts. Não há qualquer mancha em seu corpo ou em seu rosto.
Conhecido como o "rei do pop", Michael Jackson morreu no dia 25 de junho de 2009, após ser socorrido e levado a um hospital de Los Angeles com uma parada cardíaca. Ele tinha 50 anos e estava preparando uma extensa temporada de shows batizada de "This is it".
É #FAKE foto da década de 80 que mostra Michael Jackson com manchas no corpo
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa
Como identificar se uma mensagem é falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)