Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Minas Gerais

Covid-19: Juiz de Fora apresenta queda no ritmo de transmissão, mas número de mortes ainda é elevado


A informação é de mais uma edição do boletim da plataforma 'JF Salvando Todos'. Veja também uma análise do G1 mês a mês da situação da doença. Teste de Covid-19

Breno Esaki/Agência Saúde DF

A cidade de Juiz de Fora registra nível "moderado" da transmissão de Covid-19. A informação é de mais uma edição do boletim da plataforma "JF Salvando Todos". O documento é desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do município (UFJF). Por outro lado, o informativo também apontou que o número de óbitos pela doença ainda é elevado. (Veja abaixo mais números, situação atual e uma análise do G1 mês a mês).

Vacinômetro: veja quantas doses já foram aplicadas em algumas das maiores cidades da Zona da Mata e Vertentes

Mortes e casos de Covid-19 nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes

Até esta sexta-feira (17), são 44.832 infectados pela Covid-19, 103.420 suspeitos, 1.959 mortes e 41.341 recuperados desde o início da pandemia.

Queda na transmissão, mas óbitos elevados

De acordo com o informativo, no dia 30 de agosto, o município registrou 43.793 casos confirmados e 1.927 mortes pela Covid-19. Esses números evoluíram para 44.539 notificações positivas e 1.995 vidas perdidas no dia 13 de setembro, algo que representa um aumento de 1,7% e 1,5% respectivamente.

Em comparação com a taxa de aumento dos 14 dias anteriores, que eram de 2,0% e 1,4%, notou-se uma desaceleração na taxa de crescimento de casos confirmados e um aumento de óbitos.

Conforme o boletim, diante da classificação estabelecida pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano (CDC), o nível de transmissão na cidade é considerado como “moderado”, tendo em vista que na 36ª semana epidemiológica, foram registrados 46,2 casos por 100 mil habitantes. Na última edição do informativo, o nível de contágio era classificado como “elevado”, com 64,4 infectados registrados em 100 mil habitantes na 34ª semana epidemiológica.

Média móvel

No dia 30 de agosto, a média móvel de casos confirmados nos últimos 7 dias estava em 55,3. Já em 13 de setembro, era de 58,4. Um aumento de 5,6% no período de 14 dias. Entretanto, a média móvel de notificações suspeitos teve uma redução de 18,1% no mesmo período.

O boletim do "JF Salvando Todos" também apontou uma elevação na média móvel de óbitos. Os números evoluíram de 2 por dia, em 30 de agosto, para 2,9 em 13 de setembro, o que representou aumento de 45,09%.

"É importante que os cidadãos continuem evitando aglomerações, usando máscaras de boa qualidade e de forma correta, mantendo o distanciamento social, a ventilação nos ambientes fechados e as medidas de higienização. Além disso, é primordial que todos que pertencem aos grupos contemplados pela campanha de vacinação não deixem de receber as suas doses da vacina", explicou um dos pesquisadores responsáveis pela elaboração do documento, Marcel Vieira.

Mês a mês

Mortes confirmadas

De acordo com os dados analisados pelo G1, março de 2021 era o mês com mais registros de vítimas pela Covid-19; com 286. Em abril deste ano, o número foi de 336 e o período se mantém como o pior até o momento.

Em setembro, são 22 mortes até o dia 17. Confira abaixo o gráfico que mostra as vítimas registradas em cada mês desde o início da pandemia, de acordo com a data de morte:

Casos confirmados

O primeiro boletim de Juiz de Fora foi publicado no dia 26 de março de 2020. Na época, a cidade já contava com 26 casos confirmados da Covid-19. Até o fim daquele mês, foram registradas 31 notificações positivas da doença.

Um ano depois, o município registrou o pior período da pandemia em relação aos infectados pelo novo coronavírus. Em abril de 2021, Juiz de Fora contabilizou 5.005 casos confirmados pela Covid-19.

O recorde até então era de março deste ano. Durante 31 dias, a cidade teve 4.872 notificações positivas. Em maio, foram 4.163 registros. Já em junho, 3.787 e em julho, são 3.697.

Ainda segundo os dados, em agosto, são 2.361 e no início de setembro, 972. Veja abaixo o gráfico que mostra a situação em cada mês desde o início da pandemia de acordo com a divulgação do boletim municipal:

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!