Ouro Preto MEIO AMBIENTE

1º Encontro das Andorinhas fortalece turismo ecológico em Ouro Preto

A retomada das atividades turísticas na cidade ganha força no cenário do ecoturismo

Por Redação

01/10/2021 às 12:52:41 - Atualizado há

Hoje, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, Ouro Preto inicia as comemorações com o 1º Encontro das Andorinhas, que celebra a retomada das atividades do Parque das Andorinhas. É sabido que o Município tem forte relevância no cenário ambiental, com parques naturais, reservas ambientais e uma biodiversidade única.

A ação iniciou-se na Casa de Gonzaga, em seguida os participantes subiram para a Capela de São João, ponto marco da origem de Ouro Preto e, por fim, foi realizada a caminhada no Parque das Andorinhas, que não foi extensa e com objetivo de observar, analisar o espaço.

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, ressalta a importância dessa comemoração na data de hoje. "Comemorar o Dia Mundial do Turismo é celebrar uma atividade de grande importância para o desenvolvimento social e econômico do Município. Seja na sede ou nos distritos, temos o turismo como um fator econômico que gera emprego, renda e melhora a vida dos cidadãos. Pudemos sentir a força do turismo quando ele foi suspenso durante a pandemia e tivemos um verdadeiro desastre econômico que está sendo recuperado agora, pelo retorno das atividades no Município. Assim, celebramos esse dia saudando a todos os profissionais que militam nessa área de grande significado para a cidade".

A vice-prefeita, Regina Braga, reforça a importância do turismo na cidade. "Quero parabenizar todos que trabalham no trade turístico. É uma infinidade de pessoas que fazem um trabalho muito importante, principalmente se tratando de Ouro Preto, que é uma cidade turística, linda e que tem uma riqueza arquitetônica, de história, de cultura e de arte muito grande, mas também de natureza. E nossa gestão valoriza muito a questão ambiental, do ecoturismo. A data de hoje e esse evento só reforça o quão o meio ambiente significa para nós".

Rodrigo Câmara, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, deixou seu carinho e respeito a todos que trabalham no cenário turístico Municipal. "A retomada dessas atividades é de suma importância, pois tudo que é positivo para o turista é muito mais para o morador, é um benefício mútuo. Temos que fomentar na população esse papel de prestigiar os nossos atrativos culturais".

André Castanheiras, historiador e assessor da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, conta que esse primeiro encontro tem como objetivo reunir as pessoas do trade turístico, principalmente ligadas ao turismo ecológico, de montanha e cada um terá um tema específico. "Queremos trazer para discussão a modalidade do geoturismo, que trabalha a mineração, a formação geológica, essas potencialidades que temos nas serras de Ouro Preto".

Além desse encontro, outras ações têm sido desenvolvidas no Parque das Andorinhas que, atualmente, está sob a gestão da Fundação Gorceix. Tainara Teixeira, analista administrativo da Fundação, conta um pouco dessas iniciativas. "Queremos dar à população e aos turistas um local mais seguro, mais confortável, mais bonito e mais limpo. Esse é o primeiro de muitos encontros que ainda vamos promover. Há dois meses à frente da gestão do parque, já conseguimos fazer muita coisa e queremos muito mais".

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias