Na última cidade em que apostou, Macapá (AP), Jair Bolsonaro também foi derrotado. O presidente da República apoiou a candidatura de Josiel (DEM) à prefeitura da capital, mas o democrata foi derrotado neste domingo (20) por Dr. Furlan (Cidadania) no segundo turno das eleições municipais.
O resultado de Macapá explicitou mais uma derrota de Bolsonaro em capitais. No sábado (19), na véspera da eleição, o presidente chegou a gravar um vídeo pedindo votos a Josiel, irmão do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Na gravação, Bolsonaro diz que sempre que o governo precisou do Senado, Davi Alcolumbre os socorreu. Dessa forma, afirma o presidente, a única forma de retribuir o senador é apoiar a candidatura de Josiel.
Em indireta ao senador da oposição do governo Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), no vídeo Bolsonaro aconselha o eleitor a considerar "quem está do outro lado", e a olhar qual chapa o senador que "sempre atrapalhou a gente" está apoiando.
Bolsonaro afirmou ainda que Josiel será "um prefeito perfeitamente afinado com o presidente da República". O candidato obteve 44,33% dos votos, contra 55,67% do eleito Dr. Furlan.
Dr. Furlan (Cidadania) é eleito prefeito de Macapá
Ao blog, Randolfe Rodrigues afirmou que "Bolsonaro virou o Mick Jagger" da política e que onde o presidente da República pediu votos, as candidaturas naufragaram. O vocalista dos Rolling Stones é conhecido pela fama de trazer "má sorte" aos times de futebol que apoia.
As eleições em Macapá aconteceram neste mês de dezembro após a Justiça adiar o pleito em função de crise energética que atingiu o estado em novembro.
Dos 14 candidatos a prefeituras municipais apoiados por Bolsonaro, 12 não se elegeram.
Veja os comentários de Gerson Camarotti