Minas Gerais Cultura Empreendedora

Região do Serro ganha Rota Turística do Queijo

Reconhecida pela arquitetura, patrimônio cultural e por seus diversos atrativos naturais, como a paisagem da Cordilheira do Espinhaço, a região do Serro tem uma nova rota turística: a Rota do Queijo – Região do Serro.

Por Redação

26/11/2024 às 10:25:45 - Atualizado há

Reconhecida pela arquitetura, patrimônio cultural e por seus diversos atrativos naturais, como a paisagem da Cordilheira do Espinhaço, a região do Serro tem uma nova rota turística: a Rota do Queijo – Região do Serro. Agora, quem visita os municípios de Conceição do Mato Dentro, Serro e Santo Antônio do Itambé, encontra roteiros de experiências em fazendas, lojas de queijos, de artesanato, bares e restaurantes. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), será apresentado para a comunidade no dia 2 de dezembro, às 15h, no Museu Regional Casa dos Ottoni, no centro de Serro.

A criação da Rota do Queijo – Região do Serro tem o objetivo de potencializar o turismo, associado à produção e comercialização de um produto típico e reconhecido da região, estimulando o fortalecimento de toda a cadeia de valor envolvida com a produção do queijo. "Ao lançarmos esta rota, queremos mostrar também os municípios, os produtores, a experiência, a natureza, o ecoturismo. A rota estruturada une cultura, patrimônio histórico e turismo, potências na geração de emprego e renda em Minas Gerais, e está sendo lançada em um momento muito especial, pois, no início de dezembro, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal têm tudo para serem reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco", pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

A estruturação da Rota do Queijo – Região do Serro é resultado do trabalho em conjunto da Secult e do Sebrae Minas. De acordo com o gerente regional da entidade, Rogério Fernandes, "os empreendedores receberam consultorias sobre design de experiências turísticas. Todos estão preparados para entender os turistas e fazê-los vivenciar o processo de fabricação do Queijo Minas Artesanal e de outros produtos rurais que também são feitos na região."

O Queijo do Serro

Ícone da culinária mineira, o Queijo do Serro leva o nome da 'origem produtora' pela tradição de mais de 300 anos no modo em que é produzido, preservado no dia a dia das fazendas da região. Cerca de 800 produtores e agricultores familiares de pequeno porte fazem parte da cadeia e transformam o queijo em um produto com enorme potencial econômico.

O Queijo do Serro é protegido pela Indicação Geográfica (IG) desde 2011, na modalidade Indicação de Procedência (IP), que identifica e garante sua origem. O reconhecimento da IG se refere ao modo como o produto é feito: com leite cru, "pingo", sal e coalho. O processo de maturação tem duração mínima de 17 dias.

O Queijo do Serro é protegido pela Indicação Geográfica (IG) desde 2011, na modalidade Indicação de Procedência (IP) – Crédito: Daniel Moreira

O Sebrae Minas realiza o Projeto de Desenvolvimento Territorial da Região do Serro: 'Uma Só Região', que agrega 11 municípios da microrregião produtora, e contempla iniciativas de apoio ao produtor, como: capacitações, feiras, criação do Selo de Indicação Geográfica, e construção de experiência turística da Rota do Queijo.

Fortalecimento da Região do Serro

O Programa Agentes Locais de Inovação – ALI, na modalidade Indicação Geográfica (IG), integra uma série de ações realizadas pelo Sebrae Minas, desde 2015, com os produtores de queijo do Serro. O objetivo é promover o desenvolvimento da região por meio da valorização do produto, e da melhoria da renda e qualidade de vida dos produtores. São ofertadas capacitações e orientações gerenciais para que alcancem melhores resultados, e geradas oportunidades de negócios em toda a cadeia produtiva associada ao queijo, principalmente, nas atividades ligadas ao turismo e à gastronomia.

Em 2018, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), foi lançada a marca coletiva da Região do Serro, que expressa a cultura, a tradição, a culinária e a história colonial da região, contribuindo para unir ainda mais produtores e gerar senso de pertencimento. A marca é a tradução da estratégia de posicionamento de uma região, que expressa a sua identidade e contribui com o seu desenvolvimento econômico, por meio de uma diferenciação sustentável e relevante de seus produtos e serviços.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins (Stark)

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