Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Unicamp 2022: comissão reforça orientações sanitárias para 1º vestibular no país em meio à epidemia de gripe e alta da Covid


Universidade teve 12,9 mil aprovados para 2ª fase do vestibular e provas serão realizadas neste domingo (9) e segunda (10). Comvest destaca regras sobre alimentação, espaço e higiene. Estudantes na 1ª fase do vestibular 2022 da Unicamp

Julio Cesar Costa / g1

A três dias do primeiro vestibular no país em meio à epidemia de gripe e recrudescimento da pandemia de Covid-19 após a chegada da variante ômicron, a Unicamp reforçou nesta quinta-feira (6) as orientações sanitárias para aplicação da 2ª fase do processo seletivo 2022. Veja abaixo detalhes.

Ao todo, 12.938 candidatos foram aprovados para esta etapa que terá provas neste domingo (9) e segunda (10). A universidade oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.

Série de cuidados

O diretor da comissão organizadora (Comvest), José Alves de Freitas, Neto, explicou que os protocolos de prevenção aplicados na edição 2021 e na 1ª fase estão mantidos, incluindo a exigência de uso de máscara, distanciamento de um metro entre candidatos e recomendação para higienização das mãos.

Além disso, explicou, o trabalho de conscientizar estudantes será ampliado. "Recomendações nas redes sociais, canais e nas orientações dadas pelos fiscais na aplicação. Nossa maior preocupação é com os candidatos e com todas as equipes que participarão da prova", afirmou. A Unicamp também garantiu espaços com ventilação, além de limpeza das salas, e higienização das carteiras e materiais.

Candidatos com sintomas e eliminação

Freitas Neto reforçou o pedido para que o candidato com sintomas gripais não compareça na prova para preservar a própria saúde e dos demais participantes. Segundo ele, a Comvest vai disponibilizar um teleatendimento médico em Campinas (SP) para orientar casos pontuais verificados em todas as cidades de aplicação. O recurso foi usado para atender uma candidata com suspeita de Covid-19 em Belo Horizonte (MG), na edição anterior, e é um dos recursos no protocolo especial de biossegurança.

"Nosso intuito é que os candidatos sejam responsáveis em suas condutas e, de nossa parte, não queremos desclassificar nenhuma pessoa por descumprimento de protocolos sanitários."

A Unicamp não prevê reaplicação do exame para quem estiver impedido de participar do exame. "Quem não puder fazer a prova, devido às características do modelo de prova e para assegurar a isonomia do processo, não poderá participar da disputa por vagas do vestibular 2022. Não há hipótese de reaplicação de prova para um grupo específico de candidatos", falou o diretor.

Segundo Freitas Neto, a média é de 39 candidatos por sala de prova. Ele mencionou que em Mogi Guaçu (SP) há uma com 15 alunos, enquanto o maior número é de 54 estudantes em Piracicaba (SP).

"Há um aumento da 1ª para 2ª fase porque nesta usamos apenas escolas com maior infraestrutura", alegou. Questionado sobre a aferição de temperatura, o diretor da Comvest disse que ela será realizada somente em Curitiba (PR), onde é compulsória em virtude da legislação vigente. Além disso, nesta cidade também é obrigatório o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes da prova.

Alimentação

Embora os candidatos possam levar alimentos, há regras diferentes para consumo durante o vestibular. O estudante pode abaixar a máscara apenas de forma "momentânea" para isso.

"A nossa orientação é sempre do bom senso e fazer com que os candidatos se sintam confortáveis e em segurança para realização da prova. Se eventualmente alguém comer dentro da sala, o que nós permitimos: que possa beliscar, um chocolate, barrinha de cereal, mas você não pode abrir um lanche e comer dentro da sala. Se alguém for lanchar na sala, evidentemente será orientada a sair da sala para poder comer em local apropriado, ambiente livre, aberto. Se insistir, desrespeitar a norma, aí sim a pessoa será desclassificada porque será obrigada a sair da sala e deixar a prova", destacou o diretor.

Veja a lista de aprovados para a 2ª fase da Unicamp

Confira a relação das notas de corte

Saiba qual é a relação candidato/vaga na 2ª fase

Nesta edição, 58.425 candidatos fizeram a 1ª fase, em novembro de 2021, e a Unicamp registrou o menor índice de abstenção em oito anos.

Mudanças de cidades

De acordo com a Comvest, a cidade escolhida pelo candidato na primeira fase é a mesma da próxima etapa, exceto para 14 casos em que as mudanças previstas no edital do processo - confira abaixo.

Com isso, estão mantidas as avaliações em 17 municípios paulistas e mais cinco capitais de outros estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Cidades com vestibular 2022 da Unicamp

Como é a 2ª fase?

Segundo a comissão organizadora, em cada dia da segunda fase do vestibular o candidato faz uma avaliação formada por questões dissertativas e com cinco horas de duração. Veja abaixo detalhes.

"As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas, ciências humanas/artes)", explicou a instituição.

Questão dissertativa: 4 pontos cada

Cada questão tem dois itens: 2 pontos cada item

Primeiro dia: mesma prova para todos

Redação: duas propostas de textos para que o candidato escolha e execute apenas uma;

Língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com oito questões;

Duas questões interdisciplinares em língua inglesa;

Segundo dia: provas comuns a todos os candidatos

Matemática: seis questões;

Ciências humanas (interdisciplinar): duas questões;

Ciências da natureza (interdisciplinar): duas questões;

Segundo dia: provas de conhecimentos específicos

Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;

Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;

Candidatos da área de ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, englobando conteúdos de filosofia e sociologia;

Concorrência

O curso de medicina é o mais concorrido e, segundo a Comvest, há 11,36 candidatos por vaga oferecida. Ao todo, 977 estudantes estão na segunda fase do vestibular e disputam 86 cadeiras.

Em relação às notas de corte, a universidade separa os inscritos gerais, estudantes oriundos de escolas públicas e, ainda, os autodeclarados pretos e pardos. A nota máxima possível no exame é 72.

Cursos com maiores notas de corte: inscritos em geral

Medicina (integral): 62

Engenharia de computação (integral): 54

Ciência da computação (noturno): 52

Arquitetura e urbanismo: 49

Engenharia de produção (integral): 49

Engenharia química (integral): 49

Ciências biológicas: 48

Ciências econômicas (integral): 47

Comunicação social - midialogia (integral): 47

Engenharia de controle e automação (noturno): 46

Farmácia: 46

Calendário do vestibular

9 e 10/01/2022: aplicação de provas da 2ª fase

13 a 15/01: provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança

14/02: divulgação da primeira chamada de aprovados no vestibular

15 a 17/02: matrícula on-line dos aprovados em primeira chamada

O calendário completo está disponível no site da Comvest

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!