G1
Dados são do estudo Inside Video 2022, feito para Kantar Ibope Media. As emissoras da TV linear, as abertas e por assinatura - a cabo ou por satélite, são responsáveis por 79% do tempo de consumo dentro de casa, conforme aponta o Inside Video 2022, estudo da Kantar Ibope Media. Os serviços de streaming ficam com a fatia restante, de 21%.As informações são do painel 2.0, tecnologia de medição de audiência, que reúne dados do Focal Meter (FM) instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de Internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de canais de TV. Ao combinar as duas plataformas, a Kantar entrega o perfil mais completo dos espectadores de vídeo no Brasil. Segundo o estudo, em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e Pay TV, o que indica que as emissoras de TV linear mantêm um grande alcance no território brasileiro. O tempo médio diário gasto em frente à tela ficou em 5 horas 37 minutos.Este resultado se dá pelo fato de o meio oferecer programações amplas, variadas e de credibilidade. Exemplo disso é que 25% de todo tempo dedicado à televisão é assistindo a jornalismo. O ranking ainda aponta outras preferências: o consumo de novelas (18% do tempo), programas de auditório (9%) e reality shows (4%).Serviços de streamingDe acordo com dados do Video Streaming Report, também da Kantar, as plataformas online ganharam espaço no país no que se refere ao consumo de vídeo, com destaque para dois modelos: empresas gratuitas e financiadas por publicidade (AVOD), que atingem 58% das pessoas por mês, e os serviços financiados por assinaturas dos usuários (SVOD), que alcançam 42% das pessoas mensalmente. O estudo mostra que o preço e o catálogo de novos filmes e séries são os principais motivos que levam as pessoas que consomem vídeos por streaming a assinarem o serviço. Cada um teve 47% de relevância. Em seguida, com 30%, aparece a experiência de uso.O impacto do formato em vídeo na população também chama atenção do mercado publicitário. Em 2021, o formato recebeu 63% de todo o investimento publicitário. Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos reality shows, que apresentam altos índices de audiência e se transformaram em um grande playground para marcas.Entre 2019 e 2021, os dados mostraram crescimento de 20% no volume de ações de branded content nesse tipo de atração, além de 128% nos Top 5 programas."Em todo o mundo, o mercado de vídeo está em pleno movimento. Ao passo que temos a consolidação de novos hábitos de consumo, os produtores e distribuidores de conteúdo se expandem e se transformam. Novos players surgem e a indústria se mobiliza para reter e conquistar as audiências, bem como para encontrar modelos de negócio ideais. Na Kantar IBOPE Media, vemos um mercado com um potencial enorme e o nosso papel é oferecer aos nossos clientes dados de qualidade e métricas comparáveis para que tomem as melhores decisões de planejamento de conteúdo e performance da publicidade", diz Adriana Favaro, Diretora de Business Development da Kantar IBOPE Media, em nota.