A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma reforma na infraestrutura da Comunidade da Figueira. Além disso, o local recebe a construção do Centro de Fisioterapia, para proporcionar o direito do serviço fisioterápico a todos os internos. A previsão de término da obra do prédio, iluminação, instalação hidráulica e a instalação dos equipamentos que serão utilizados tem data prevista para o mês de agosto.
Foi realizada uma listagem dos equipamentos essenciais, de alta qualidade, para tratamento dos pacientes, que proporcionarão melhor atendimento e um bom acompanhamento e evolução dos tratamentos. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira e poderá acontecer nos finais de semana, por meio do trabalho de funcionários voluntários. Atualmente, a Comunidade da Figueira tem 67 pessoas cadastradas que poderão receber o serviço, entretanto, serão também contemplados com o serviço fisioterápico os alunos da APAE e Lar Santa Maria.
"Ao falar dessa ação eu até me emociono, é um sonho que está sendo realizado e estamos conseguindo isso através da Prefeitura Municipal. Desde o ano de 2016 estamos na batalha para conseguir essa sala, e agora me sinto feliz e realizada. Tínhamos recebido equipamentos modernos, mas não tínhamos onde colocar, então fomos em busca de uma parceria que pudesse auxiliar na extensão do espaço e reforma do prédio", compartilha Solange Ribeiro Reis, coordenadora da comunidade da Figueira.
A sala de fisioterapia proporcionará mais qualidade de vida e saúde, por meio da prevenção e reabilitação física, levando melhora funcional ao quadro do paciente. Além do mais, com o tratamento necessário, essas pessoas poderão ser inseridas em demais projetos de seu interesse, sem ter suas atividades do dia a dia impossibilitadas.