Ouro Preto Cultura

Ouro Preto irá sediar o Segundo Congresso do Senhor de Matosinhos

Evento acontecerá de 12 a 14 de setembro e terá convidados de Portugal

Por Redação

25/07/2022 às 18:30:28 - Atualizado há
Foto: Ane Souz

Ouro Preto irá sediar o Segundo Congresso do Senhor de Matosinhos. O primeiro aconteceu na cidade de Matosinhos, em Portugal, e neste ano, do dia 12 a 14 de setembro, será a vez de Ouro Preto sediar o evento. O Congresso será realizado em parceria com as cidades de Ouro Preto, a cidade portuguesa e a Associação das Cidades Históricas (ACHMG).

No dia 30 de junho, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, esteve reunido com o prefeito de Itapecerica e presidente da ACHMG, Wirley Reis, e com a secretária-geral da entidade, Ana Alcântara, para tratar dos preparativos do Congresso do Senhor de Matosinhos em Ouro Preto, onde há uma forte devoção ao Senhor de Matosinhos. Estiveram presentes também na reunião o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; o assessor de imprensa da Associação das Cidades Históricas, Petrônio Souza; Sérgio Reis; e o Superintendente de Comunicação da PMOP, Filipe Lage.

Na cidade mineira de Congonhas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial, todos os anos ocorre o Jubileu de Congonhas, uma festa tradicional da cidade. Neste ano, ela acontecerá de 7 a 14 de setembro, sendo assim a programação do Congresso do Senhor de Matosinhos terá início em Ouro Preto e terminará em Congonhas. No evento, haverá palestrantes convidados de Ouro Preto, Itapecerica e também convidados especiais da Câmara Municipal de Matosinhos, em Portugal, que irão explanar sobre vários temas ligados à história dessa veneração tanto no Brasil, quanto em Portugal. Em breve será divulgada a programação completa do Congresso.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou dessa devoção pelo Senhor de Matosinhos em Minas Gerais, sobretudo em Ouro Preto. "Temos cerca de trinta cidades mineiras com igrejas dedicadas ao senhor de Matosinhos, como é o caso de Ouro Preto. Convidei a Câmara Municipal de Matosinhos, em Portugal, para vir à nossa cidade celebrar essa fé e também chamar a atenção para a necessidade urgente de restauro da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas das Cabeças, Igreja com grande devoção ouro-pretana ao senhor de Matosinhos. Contaremos também com a parceria do presidente da Associação das Cidades Históricas e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, cidade onde há também uma igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos", declarou o prefeito.

Wirley Reis ressaltou a importância da união das cidades históricas. "É muito importante a união das nossas cidades, esse intercâmbio cultural e de fé entre Portugal, Brasil e as cidades históricas de Minas Gerais, que têm uma forte veneração ao Bom Jesus de Matosinhos. Será um evento importante para esse diálogo e para chamar atenção para o nosso patrimônio, a nossa cultura e fé", concluiu.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2022 Copyright © 2022 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias