Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

BRASIL

'PIX internacional', Nexus é testado e deve abranger 63 países no mundo


Um método de transferência de dinheiro parecido com o “PIX” brasileiro, chamado "Nexus'', pode ser implementado em 63 países em 2022.

A iniciativa é do Banco Central de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), que testa o sistema no Uruguai, Malásia, Cingapura e parte da Zona do Euro na Itália. Nesta fase, não há realização de pagamentos “reais”. As operações são feitas sem que haja dinheiro circulando pela plataforma.

Ainda não há data oficial para que o sistema comece a funcionar. O BIS informa que há formas de pagamento rápido ou instantâneo em quase todos os países membros.

O objetivo dos “Nexus” são facilitar a transferência de dinheiro internacional, baratear o processo e ampliar a transparência nas transações.

“A fase de teste vai explorar o potencial da tecnologia, a facilidade e a velocidade de uso. O "Nexus" vai padronizar as operações e conectar os sistemas atuais entre os países. Ao invés de precisar ser mantido por cada um dos membros, o sistema pode ser concentrado na plataforma [do BIS] e facilitar a conexão”, diz nota à imprensa.

“As vantagens são maior agilidade nos pagamentos e baixo custo da tecnologia. Pontos de alerta são aumento de fraudes. O pagamento instantâneo pode tirar o dinheiro mais rápido e facilitar os crimes, mas, certamente, as vantagens vão superar as adversidades”, defende Felipe Leão, head de produtos financeiros da Valor Investimentos.

“Testamos isso no Brasil com o PIX, que foi um sucesso. Não vejo governos perdendo muita fatia de arrecadação, além de tornar os bancos centrais mais independentes”, completa.

Membros do BIS

O TEMPO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!