Em meio a centenas de mensagens surgindo no chat da transmissão oficial da 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), formou-se uma disputa eleitoral entre brasileiros apoiadores e detratores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o primeiro líder nacional a discursar. Ainda antes de o presidente começar sua fala, o chat encheu-se de mensagens, que foram de “Bolsonaro 2022” e “Lula 2022” a “God, Homeland, Family and "Freedon"” (Deus, Pátria, Família e Liberdade, em inglês, com “Freedom” escrito errado).
Enquanto o presidente da Assembleia Geral da ONU, o húngaro Csaba K?rösi, discursava sobre desafios globais, as mensagens de brasileiros continuavam a pipocar ao lado do vídeo, sem qualquer relação com o que ele falava, a ponto de um participante da conversa pedir “Gente (BR), vamos parar de flodar o chat”. “Flodar” é um termo pejorativo para descrever mensagens repetitivas ou irrelevantes disparadas em chats online.
Por outro lado, o próprio Jair Bolsonaro não mencionou a disputa eleitoral em seu discurso, que adotou um tom de estadista preocupado com problemas globais. Ele não deixou de alfinetar o ex-presidente Lula (PT), porém, ao criticar a gestão petista sobre a Petrobras. Leia o texto na íntegra.
O TEMPO