Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Reforma

Prefeitura de Ouro Preto inicia reforma do Casarão Rocha Lagoa

Restauração do sobrado faz parte do plano de preservação de bens históricos do Município


Foto: Patrick de Araújo

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início às obras de restauração e reforma do Casarão Rocha Lagoa, prédio que abrigava a extinta Secretaria de Cultura e Patrimônio. O sobrado, construído provavelmente no final do século XVIII, foi doado ao Município no final dos anos 1970 pela família do Senador Francisco Rocha Lagoa. A obra será custeada integralmente com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (FUNPATRI). O prazo previsto para execução dos reparos e reformas é de oito meses.

As intervenções no prédio incluem restauração e reforma do telhado, das alvenarias, dos pisos e forros, das esquadrias, das instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação paisagística e pintura total do Casarão. Além das salas, pátio interno e jardim, o Casarão Rocha Lagoa possui , em seu interior, uma capela, que data desde a construção do prédio. Em 2010, o prédio também foi reformado e inaugurado em junho daquele ano, mas sofreu avarias com o decorrer do tempo.

A obra está inserida no plano de trabalho do Conselho Gestor do FUNPATRI e será executada com recursos do Fundo. A restauração também faz parte das ações previstas para o ICMS Cultural, Programa de incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais para a preservação de bens históricos e culturais nos Municípios mineiros.

Histórico do Casarão

O Casarão Rocha Lagoa está localizado na Rua Teixeira Amaral, na ladeira que dá acesso à Igreja de São José, no Centro Histórico de Ouro Preto. O antigo sobrado foi de propriedade da família Amaral e Rocha Lagoa, tradicional grupo familiar muito influente em Ouro Preto à época. Em uma carta datada de 6 de outubro de 1977, endereçada ao então Prefeito de Ouro Preto, Alberto Caram, os herdeiros proprietários do sobrado indicam que desejam doar o casarão ao Município, mas que o imóvel deveria ser usado para fins culturais. Ao final do ano de 1977, o então Secretário de Turismo e hoje Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, escreveu uma carta aos herdeiros assegurando que o Município tinha, naquele momento, condições de restaurar e preservar o casarão. O sobrado foi restaurado e abrigou a Biblioteca Pública Municipal, as Secretarias de Educação e de Cultura e Patrimônio.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!