O Palmeiras (líder) já está garantido no torneio continental em 2023. Considerando a formação de um G8 no Brasileirão, o Internacional (vice-líder) também está confirmado.
Segundo a UFMG, Flamengo, Corinthians e Fluminense (4°) aparecem com 99,9% de chances. Por sua vez, o Athletico-PR tem 95,3%.
Neste cenário, o Atlético (7° colocado, com 47 pontos) tem 62% de probabilidade de disputar a próxima edição da Libertadores. A meta de alcançar vaga direta na fase de grupos continua distante, mas os cálculos da UFMG animam os atleticanos em relação à possibilidade de inaugurar a Arena MRV no principal torneio do continente.
Cálculos para o América
As contas da Federal colocam o Fortaleza (9°, com 44 pontos) à frente do América (8°, com 45) em chances de disputar a Libertadores em 2023, mesmo estando atrás na tabela. Isso porque as projeções levam em consideração os últimos resultados e também as métricas de pontuação para os últimos cinco compromissos das equipes no Brasileiro.
Na 32ª rodada, o Leão surpreendeu o Coelho no Independência, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1. O resultado colocou um "tempero a mais" na briga entre as duas equipes por uma vaga na próxima edição da Libertadores.
Neste momento, segundo a UFMG, caso se forme um G8, o Fortaleza tem 47,9% de chances de integrá-lo ao fim da principal competição nacional. O América vem logo atrás, com 40,1%.
Probabilidades para outros clubes no G8
- 10º. Botafogo - 19,6%
- 11º. Santos - 18,4%
- 12º. São Paulo - 14%
- 13º. Goiás - 1,5%
- 14º. RB Bragantino - 1,1%
Coritiba e Ceará têm menos de 0,1% de chances de integrar o G8 ao fim do Campeonato Brasileiro. Ainda de acordo com a UFMG, Cuiabá, Atlético-GO, Avaí e Juventude não têm possibilidades.
Super Esporte