Geral Educação

Grupo de educação da transição inicia reuniões com atual equipe do ministério

Por Redação

05/12/2022 às 23:47:38 - Atualizado há
Coordenador do grupo, ex-ministro Henrique Paim disse que prioridades são tomar conhecimento da atual situação dos sistemas de avaliação e das condições orçamentárias da pasta. O grupo técnico da educação, que atua na transição de governo, começou nesta segunda-feira (5) a marcar reuniões setoriais com órgãos do Ministério da Educação.

Integrantes do grupo estiveram com o atual ministro, Victor Godoy. Um dos participantes do grupo na reunião era o coordenador Henrique Paim, ex-ministro da pasta no governo Dilma Rousseff. A conversa de Paim e Godoy durou cerca de quatro horas.

A reunião também contou com a presença da senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE), e do ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luis Cláudio Costa, ambos representando a transição. Pelo MEC estavam o secretário-executivo, José Barreto Junior, e outros dirigentes.

De acordo com Paim, a reunião serviu para obter um panorama da situação do MEC. Ele afirmou que a atual gestão da pasta foi receptiva com a transição.

Grupo de transição para Educação mapeia prioridades do próximo governo

Ainda de acordo com Paim, as prioridades iniciais dos trabalho são tomar conhecimento dos sistemas da pasta, que lidam com mecanismos de avaliação, resultados e seleção. Ele também destacou que o grupo terá atenção com as áreas de contratos, orçamento e financeira, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) .

Na semana passada, a equipe de transição ouviu mais de 30 entidades. Agora, o GT intensificará as reuniões com todos os órgãos do MEC. A próxima etapa será focada em passar o bastão para a nova equipe e entregar as informações para o novo ministro.

"Estamos satisfeitos em estar cumprindo todo esse trabalho, mas preocupados com essas questões que levantei aqui, que são extremamentes importantes para que a gente não tenha descontinuidade na educação do Brasil, especialmente nestes primeiros 90 dias ", disse Paim.

Godoy, por sua vez, afirmou que o encontro serviu para apresentar o trabalho feito pela pasta nos últimos 4 anos.

"Registramos também, naturalmente, a questão da dificuldade orçamentária que é o que hoje mais nos preocupa. Deixei claro que o MEC já fez o levantamento dos impactos, já encaminhou isso ao Ministério da Economia, já falei com o ministro [Paulo] Guedes [da Economia], já falei com o ministro Ciro [Nogueira, da Casa Civil], e estamos nesse trabalho pra tentar esse apoio", relatou Godoy.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira