Doze escolas municipais e duas estaduais de Itaúna irão receber, no dia 9 de dezembro, o certificado de participação e conclusão do primeiro ciclo do programa ALI Educação Empreendedora.
Doze escolas municipais e duas estaduais de Itaúna irão receber, no dia 9 de dezembro, o certificado de participação e conclusão do primeiro ciclo do programa ALI Educação Empreendedora. A iniciativa promovida pelo Sebrae Minas, em 2024, teve o objetivo de incorporar a temática de inovação nas instituições de ensino, estimulando processos transformadores e o desenvolvimento de competências empreendedoras nos educadores e estudantes.
Entre as atividades realizadas no primeiro ciclo do programa, destaque para a criação de uma rádio na Escola Municipal Dona Dorica; a oficina de customização criativa: 'Roupas que contam histórias', promovida na Escola Estadual Geralda Magela Leão de Melo; e o projeto de 'Gestão de finanças pessoais e comportamentos assertivos', para pais de alunos da Escola Estadual Victor Gonçalves, elaborado em parceria com o CDE Itaúna.
Por meio do programa ALI Educação Empreendedora também está sendo desenvolvido um relatório de acessibilidade para a Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, junto a um projeto de extensão do Departamento de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
A cerimônia terá início às 16h, no auditório Jorge Vasconcelos dos Reis, no Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI). A ação conta com o apoio do Centro de Desenvolvimento Econômico e Social (CDE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SINDIMEI e Sicoob.
Metodologia
Todas as atividades do programa ALI Educação Empreendedora ocorrem por meio de visitas e orientação de uma Agente Local de Inovação (ALI), que realiza um diagnóstico das instituições, identifica os principais desafios e necessidades, e apresenta um plano de ação que será executado em parceria com os educadores e lideranças da escola.
A agente Gislany Santos conta que um dos desafios foi alinhar as atividades às inúmeras demandas das instituições de ensino. "Conseguimos equilibrar profissionalismo e sensibilidade, com ações voltadas para temas como saúde mental, processo de adolescer (fase de transição entre a infância e a vida adulta), e valorização e integração dos funcionários. Tivemos apoio, também, de profissionais e empresas que se colocaram à disposição para compartilhar seus saberes”, conta.
Para o ano de 2025, a intenção é iniciar o segundo ciclo do projeto nas escolas estaduais de Itaúna, e promover a ampliação para outras cidades. O analista do Sebrae Minas Frederico Delfino destaca que o programa ALI é "um pilar estratégico muito importante para a sociedade, uma vez que está formando jovens empreendedores com perfil de liderança, além de levar inovação para a sala de aula, impactando a comunidade escolar", ressalta.
SERVIÇO
Data: 09 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório Jorge Vasconcelos dos Reis – SINDIMEI – Rua Godofredo Gonçalves, 304 Centro
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)
[email protected]