Devido a forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (30/12), a Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico até segunda-feira (2/1). É necessário ficar atento a acúmulo de água, trincas e rachaduras, que podem ser sinais de deslizamentos e desabamentos.
Trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, postes e árvores inclinados, paredes estufadas ou estalos são alguns sinais que devem ser observados. Se algum deles for identificado, a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil e em caso de emergência para o Corpo de Bombeiros Militar.
Para evitar desabamentos é aconselhado que as pessoas não façam cortes nos barrancos, coloque calha no telhado da sua residência, verificar se não tem vazamentos em reservatórios e caixas d'água, não jogar lixo ou entulho em encosta e não fazer queimadas.
ALERTAS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. O serviço é gratuito.