Dom Walmor afirma que a vida do papa emérito “transmite lições essenciais para a Igreja e o mundo” e o descreve como “homem de uma fé inabalável e profunda”. Em outro trecho da mensagem, o arcebispo lembra dos encontros com Bento XVI.
“Tive a oportunidade de encontrá-lo em diferentes ocasiões. Nomeado por Bento XVI para auxiliar a Igreja no Dicastério para a Doutrina da Fé, agradeço a Deus pela preciosa oportunidade. Além dos momentos em Roma, estivemos juntos na Conferência de Aparecida, acontecimento marcante da Igreja na América Latina realizado em 2007. Guardo no coração o seu jeito simples, mesmo com tantos dons e virtudes.”
Dom Walmor ressalta ainda que o papa emérito “sempre foi muito atento e zeloso com a Igreja em Minas Gerais e na Capital Mineira.” Além disso, Bento XVI conheceu o projeto e incentivou a construção da Catedral Cristo Rei.
O arcebispo termina a mensagem dizendo que “a Igreja e o mundo se despedem de uma mente brilhante, de um servidor notável, líder inscrito na história, que testemunhou até o fim a simplicidade, fiel ao Evangelho.”