O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) anunciou que a categoria promete greve dos ônibus de BH na próxima segunda-feira (16/1).
De acordo com o sindicato, a greve, que englobará somente a cidade de Belo Horizonte, incluindo as linhas do Move, terá início às 0h da segunda e não tem previsão de término. O STTRBH afirmou que o impacto da paralisação poderá ser mensurado apenas no dia da greve, dependendo da adesão dos trabalhadores.
Os trabalhadores reivindicam avanços em pontos como o retorno do ticket de alimentação nas férias, mudança no intervalo e reajuste com ganho real. O acordo já foi fechado na região metropolitana com um índice de 8,2%, mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) oferece 7,19%. Isso significaria que o motorista de Belo Horizonte receberia menos que os trabalhadores das cidades vizinhas.
Greve já havia sido anunciada
O STTRBH já havia anunciado uma greve para o dia 26 de dezembro de 2022, mas, após uma reunião de emergência solicitada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), suspenderam a paralisação.
Na ocasião, ficou definido que os sindicatos voltariam a discutir a campanha salarial, buscando atender aos anseios da categoria.
A rodada de negociação seguinte foi marcada para o dia 4 de janeiro. Porém, o Setra manteve a posição do reajusta de 7,19%, e ontem (12/1), realizou assembleia com seus filiados, que votaram pela continuidade desta proposta. Diante disso, o STTRBH afirmou que respeitou o prazo pedido na reunião, de deliberação de greve até o 15 de janeiro e, como não houve avanço, voltou a convocar o movimento grevista.