Boletim da Defesa Civil de Minas Gerais apontou que cinco tremores de terra foram sentidos nos municípios de Tiradentes, Barroso, Coronel Xavier Chaves, Nazareno e Conceição da Barra de Minas na tarde desse sábado (21/1).
Segundo o Centro de Sismologia da USP, os terremotos tiveram magnitude 2.5mR a 3.0mR, na Escala Richter. Porém, não foi possível estimar a profundidade do sismo.
Não houve relato de danos humanos e materiais e os serviços essenciais não foram afetados.
No dia 4 de janeiro, moradores de São José da Lapa, cidade localizada na Região Central de Minas Gerais, relataram um tremor de terra. De acordo com a Defesa Civil estadual, o evento teve o epicentro na região dos bairros Celvia, Angicos, Imperial e Caieiras.
O tremor de intensidade 2,8 mR (intensidade medida pela escala Richter) foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb). No Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também consta o registro, com intensidade de 2.7 mR.
Em 28 de dezembro, a cidade de Sete Lagoas, também na Região Central do estado, registrou um tremor com intensidade de 2,9 mR.
Segundo relatos, os tremores foram sentidos nos bairros do Carmo, Montreal, Interlagos, Luxemburgo, Nova Cidade, Jardim Europa e Jardim Arizona.
Em agosto de 2022, uma equipe de especialistas do Observatório Sismológico da UnB instalou na cidade sete sismógrafos para o monitoramento de qualquer tremor na região.