Ouro Preto ACHMG

Angelo Oswaldo é eleito o novo presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Prefeito de Ouro Preto irá presidir a associação para o biênio 2023-2024

Por Maria Gabriela Meireles

05/02/2023 às 18:46:36 - Atualizado há
Fotos: Ane Souz

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, foi eleito o novo presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) para o biênio 2023-2024 em assembleia realizada na última sexta-feira (03), na sede da AMIG – Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil, em Belo Horizonte. A associação, fundada em 2003, congrega atualmente 30 municípios e tinha como presidente o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis. A nova diretoria será composta também pelo prefeito de Paracatu, Igor Santos, como vice-presidente, e Lucas Coelho, prefeito de Caeté, como primeiro vice-presidente.

Para Angelo Oswaldo, estar novamente à frente da associação é motivo de muito orgulho. "Eu já fui presidente da associação há alguns anos atrás, no meu primeiro mandato como prefeito de Ouro Preto, e os prefeitos e prefeitas me convidaram agora e me elegeram para trazer esse próximo biênio. A Associação das Cidades Históricas existe há mais de 40 anos e é uma entidade muito importante que congrega as cidades que têm tombamento federal pelo IPHAN e estadual pelo IEPHA. Nós vamos fazer um trabalho muito intenso para fortalecer a cultura nas cidades históricas e a infraestrutura em geral", declarou.

Sobre a associação

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais foi fundada em 2003 e é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e em 2005 foi reconhecida como de utilidade pública pelo estado de Minas Gerais. Entre seus municípios estão quatro Patrimônios Culturais da Humanidade tombados pela UNESCO: os centros históricos de Diamantina e Ouro Preto; o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas; além do único Patrimônio Agrícola do Brasil, que são os Apanhadores de Sempre-Vivas, na Serra do Espinhaço, no município de Diamantina. Entre as diversas ações da associação estão o permanente trabalho de auxílio e orientação aos municípios nos projetos de preservação, manutenção e de divulgação do acervo cultural, arquitetônico, histórico, paisagístico e natural de Minas Gerais.

Fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais os seguintes municípios: Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

Sobre o novo presidente

Angelo Oswaldo de Araújo Santos está no seu quarto mandato como prefeito de Ouro Preto (2021-2024), após ter comandado a prefeitura entre os anos de 1993-1996, 2005-2008 e 2009-2012. É escritor, curador de arte, jornalista, advogado e gestor público. Foi secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais (1999-2002), presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (1985-1987) e cumpriu ainda as funções de chefe de Gabinete do Ministério da Cultura (1986-88).

Angelo afirma a importância da preservação do patrimônio e o entusiasmo para o novo biênio. "Essas cidades guardam muito da memória de Minas Gerais e do Brasil, são cidades expressivas no campo da cultura, do patrimônio, do meio ambiente, da ecologia e do turismo. Nós preservamos o patrimônio para que tudo isso seja bem utilizado e sinalize o nosso futuro, pois conhecendo o passado nós vamos ter um futuro melhor, um futuro mais seguro para todos e todas, e está aí o significado dessa associação. Vai ser um avanço muito grande, eu estou com muito entusiasmo e os nossos companheiros também".


Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira