Em busca de se manter invicto no Campeonato Mineiro, o América enfrenta o Democrata, de Governador Valadares, às 18h deste sábado (10/2). A bola rolará no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Estadual.
A equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini ainda não perdeu nenhum jogo na competição. Até aqui, em quatro partidas, o América venceu três e empatou uma, o que tem garantido a primeira colocação no Grupo B, com 10 pontos. Os triunfos vieram sobre
Pouso Alegre (4 a 0), Cruzeiro (1 a 0) e
Villa Nova (2 a 1), enquanto o
empate foi contra o Athletic (1 a 1).
"Acho que estamos no caminho certo. Fizemos bons jogos. É lógico que é um início de ano, época de ajustes, de maturação física e técnica. Tivemos a oportunidade de alterar o sistema nesses quatro primeiros jogos. O que a gente planejou, em termos de Campeonato Mineiro, está sendo executado", disse Vagner Mancini em entrevista coletiva nessa sexta-feira (10/2).
Democrata
Assim como o América, o Democrata chega para o duelo sem ter perdido nenhum dos quatro primeiros duelos do Mineiro. Foram três empates, contra Caldense (2 a 2), Athletic (1 a 1) e Villa Nova (1 a 1), e uma vitória, sobre o Democrata-SL (1 a 0). Com os resultados, a Pantera está na segunda colocação do Grupo C, com seis pontos.
Fato curioso é que o time de Governador Valadares vem de três partidas seguidas tendo jogadores sendo expulsos. Nos empates contra Caldense, Athletic e Villa Nova, o zagueiro Gabriel Batista, o meia Thiaguinho e o lateral-direito Douglas receberam cartão vermelho. Ou seja, no único jogo em que não atuou com um a menos, o Democrata saiu vitorioso.
Escalações
Na quarta rodada, o América utilizou uma equipe mista para enfrentar o Athletic, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. A escalação alternativa teve como intuito dar mais rodagem ao elenco e descansar os jogadores titulares, que atuaram no clássico contra o Cruzeiro, no Mané Garrincha, em Brasília, pela terceira rodada.
Com isso, o técnico Vagner Mancini deverá voltar a utilizar suas principais peças para enfrentar o Democrata. Ainda assim, existe uma dúvida de quem será escalado como centroavante titular para o duelo: Aloísio, Gonzalo Mastriani, Henrique Almeida, Wellington Paulista ou Mikael, o mais novo contratado.
O atacante Aloísio esteve no 11 inicial do Coelho nas três primeiras rodadas e é o favorito para começar a partida contra o Pantera. O camisa 21 marcou os dois gols da vitória do América por 2 a 1 sobre o Villa Nova, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro.
Enquanto isso, o Democrata também terá mudanças no time titular em relação à rodada passada, quando empatou com o Villa Nova por 1 a 1, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Isso porque o lateral-direito Douglas foi expulso por conduta violenta e terá que cumprir suspensão.
Outras ausências serão o meio-campista Otávio, que ainda está em tratamento de lesão no reto femoral proximal, e o zagueiro Felipe Santana, afastado por três meses para tratamento médico. Em contrapartida, o meio-campista Thiaguinho, que cumpriu suspensão após ser expulso diante o Athletic, estará à disposição.
América x Democrata
América
Cavichioli; Nino Paraíba, Ricardo Silva, Iago Maidana e Nicolas; Alê, Juninho e Benítez; Mateus Gonçalves, Felipe Azevedo e Aloísio (Henrique Almeida, Wellington Paulista, ou Mastriani).
Técnico: Vagner Mancini
Democrata-GV
Glaycon; Léo Carioca, Gabriel Batista, Rony, Vanderson, Gabriel Vieira, Mateus Leandro, Natanael Lima (Thiaguinho), Pablinho, Leonardo e Bruno Rocha (Luiz Fernando).
Técnico: Paulo César Schardong
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 11 de fevereiro de 2023 (sábado), às 18h
Árbitro: Murilo Misson