De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Waldir Figueiredo, o envio dos alertas durante o carnaval vai ajudar a reforçar uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população.
Segundo a entidade, é importante estar atento para ruas alagadas e encostas de morros, evitando, se possível, a proximidade com esses locais. Não se abrigar nem estacionar veículos embaixo de árvores também.
- Onze pessoas foram resgatadas pelos bombeiros nas últimas 24 horas
- BH tem trânsito caótico na manhã desta quinta-feira (16)
Deve-se estar atento também para os riscos geológicos. Trincas nas paredes, portas e janelas emperrando, surgimento de empoçamento de água no quintal e outros sinais podem indicar deslizamento de terra. A indicação, nesse caso, é sair imediatamente do imóvel e entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).
Os foliões podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Também é possível realizar o acompanhamento através das redes sociais (@defesacivilbh) *Estagiária sob supervisão
Estado de Minas